Skip to main content

Inês Godet: Uma centelha de esperança na luta contra o cancro

Tem 25 anos e está no 2.º ano do doutoramento, após um mestrado com 20 valores, na Hopkins. A sua investigação centrada no impacto da hipóxia (ausência do oxigénio dentro do tumor, o que promove a agressividade) no cancro da mama, é já um salto em frente no conhecimento do problema.

Por trás da sua aparência frágil esconde-se uma vontade de ferro. O sorriso que emana dos seus olhos grandes, castanhos, transmite a alegria do pioneiro que se deleita a abrir o caminho, mesmo que nem todas as circunstâncias lhe sejam favoráveis, como, no caso, os 7.000 Km que a separam de casa e do seu maior desvelo, a irmã Mariana.
Inês Godet, 25 anos acabadinhos de fazer, é si mesma uma força, o que se revela sobretudo quando fala do outro. “Admiro imenso todas as pessoas que dedicam parte das suas vidas a tentar fazer ou descobrir algo por pura curiosidade acerca deste mundo em que vivemos, ou com o objetivo de tornar a nossa existência melhor”. Em Baltimore, EUA, numa das mais prestigiadas universidades de Medicina do Mundo, a Johns Hopkins University, a própria dá todos os dias um passo nesse sentido. Apesar do programa de doutoramento ser da escola de Engenharia, a investigação é conduzida no laboratório da Dra. Daniele Gilkes, que está inserido no departamento de Oncologia da Escola de Medicina.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico