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Grupo João Portugal Ramos cresceu na pandemia devido às exportações

As vendas nos mercados externos subiram 40% no ano passado. Marcando presença em mais de 40 países, o grupo contraiu em Portugal, mas registou desempenhos positivos na Suécia, Reino Unido, Austrália, Estónia, Luxemburgo, Alemanha e Japão.

O Grupo João Portugal Ramos Vinhos (GJPRV), um dos mais importantes produtores e distribuidores nacionais de vinhos, conseguiu superar o efeito nefasto da pandemia e encerrar o exercício de 2020 com um crescimento de vendas de cerca de 20% face a 2019. Este desempenho foi conseguido através da vertente exportadora, que já vale cerca de 70% da faturação do grupo e que cresceu cerca de 40% no ano passado. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Filipa Portugal Ramos, diretora de marketing do GJPRV, traça um retrato atualizado e pormenorizado do grupo quanto a perfis de produtos, mercados, canais de distribuição, regiões e volume de produção.
“Apesar de toda a conjuntura pandémica, 2020 foi um ano muito positivo para o grupo - o nosso volume de negócio cresceu aproximadamente 20% face a 2019”, assinala Filipa Portugal Ramos, sem revelar o valor exato da faturação. Segundo esta responsável, “grande parte deste crescimento decorre da pandemia, que gerou um aumento do consumo doméstico e consequente aumento das vendas de vinho”, ressalvando que “é igualmente fruto dos investimentos dos últimos anos, onde se capacitou o grupo para ter um maior acompanhamento comercial em todos os seus mercados”.

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