A Greenvolt Next, parte do Grupo Greenvolt, concluiu a instalação de um sistema fotovoltaico de 2,5 MW (megawatts) para a Sklavenitis, um dos principais grupos de retalho da Grécia.
Em comunicado, a empresa portuguesa liderada por João Manso Neto diz que "o projeto, implementado num dos principais centros de distribuição do retalhista em Salónica, no norte da Grécia, reflete a crescente adoção de soluções de energia renovável no local no setor do retalho e da logística".
A instalação solar deverá gerar cerca de 3.244 MWh de eletricidade limpa por ano, o que corresponde a uma redução estimada de aproximadamente 2.402 toneladas de emissões de CO₂ anuais, anuncia a Greenvolt.
A Greenvolt Next foi responsável pela execução integral do projeto, incluindo conceção, licenciamento, fornecimento, instalação e comissionamento, assegurando ainda garantias completas de desempenho, permitindo à Sklavenitis reforçar a sua autonomia energética e avançar nos seus objetivos ESG.
"O projeto reforça a presença da Greenvolt no segmento da geração distribuída na Europa, em particular no setor do retalho, onde o Grupo tem vindo a desenvolver e implementar soluções energéticas descentralizadas para grandes operadores, incluindo a Aldi e a Tesco na Irlanda", acrescenta a empresa.
João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, considera que “as vantagens da geração de energia a partir de fontes renováveis no local de consumo são cada vez mais claras, com o setor do retalho na Europa a liderar a sua adoção".
"A Greenvolt tem vindo a construir um robusto pipeline de projetos neste setor em vários países, refletindo a confiança depositada na nossa experiência e na nossa capacidade de executar a estratégia global através de um forte conhecimento dos mercados locais e da nossa capacidade de implementação", refere o CEO.
Em comunicado a empresa destaca que, para além do retalho, a Greenvolt Next continua a expandir o seu portefólio numa ampla gama de setores em 12 mercados europeus, incluindo indústria, saúde, logística, tecnologia, educação, gestão e reciclagem de resíduos e alimentação e bebidas, apoiando as empresas na implementação de soluções eficientes e sustentáveis de energia solar distribuída para autoconsumo, cada vez mais combinadas com armazenamento de energia.