Skip to main content

Futurália arranca hoje com forte aposta no emprego e mais de 30 empresas a recrutar

A maior feira de educação e formação em Portugal, abre esta quarta-feira na FIL, em Lisboa, com foco no Espaço Emprego e Empregabilidade e um novo espaço de Psicologia. A academia mostra-se em peso e à sua oferta.

A Futurália abre portas esta quarta-feira, 20 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, com a participação de todas as principais universidades e politécnicos do país que procuram o contacto direto e informal com os estudantes, potenciais alunos e famílias.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) é uma das instituições. Na FIL, professores e alunos partilham  informação sobre os desafios e as oportunidades da carreira médica. “Reconhecemos a importância crucial da escolha do percurso académico na área da Medicina. A decisão de abraçar esta profissão não só moldará o futuro dos alunos, como terá também um impacto decisivo na saúde e bem-estar da população em geral”, afirma João Eurico Cabral da Fonseca, diretor da Faculdade.

Nesta 15ª edição, a Futurália lança uma novidade: o espaço de psicologia “Indeciso? Explora o teu Futuro!” A iniciativa é dinamizada por alunas desta área do conhecimento e destina-se a apoiar e orientar os estudantes nas escolhas formativas. “Será um espaço descontraído, de jovens para jovens, que pretende desdramatizar o recurso aos psicólogos, e dar a conhecer as várias vertentes da Psicologia”, explica Maria João Arruda, gestora da Futurália.

O Espaço Emprego e Empregabilidade é um dos principais focos do certame, promovendo o contacto direto entre potenciais candidatos, empregadores e empresas de recrutamento e promovendo respostas a quem procura o primeiro emprego, está desempregado, gostaria de mudar o percurso profissional ou eventualmente criar o próprio emprego.

O acesso a este espaço, que funciona dias 22 e 23, é gratuito e apresenta vagas em mais de 30 áreas profissionais em Portugal e no estrangeiro, entre as quais nas área comercial, ciências sociais, engenharia civil, farmácia, gestão, hotelaria e restauração, imobiliário, informática, logística, manutenção fabril, marketing, matemática, operadores fabris, recursos humanos.

BNP Paribas, FNAC e Grupo Amorim Saúde são algumas das mais de três dezenas de empresas que pontificam neste espaço que, além de ações de recrutamento e de networking entre os participantes, dinamiza atividades de capacitação, com vista ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

“Também há ofertas para quem procura uma experiência no estrangeiro, com a representação do Governo do Quebéc e da Embaixada do Canadá, que se estreiam no evento, com oportunidades de trabalho em diversas áreas, para diferentes idades e perfis”adianta Maria João Arruda.

De referir que a Valor T, agência para a empregabilidade de pessoas com deficiência também faz a sua estreia na Futurália 2024, apoiando pessoas com deficiência que procuram uma oportunidade de emprego e entidades empregadoras que querem fazer a diferença.

A Futurália pode ser acompanhada através de uma Web App, aplicação criada de raiz. Com uma gama de funcionalidades abrangente, a nova aplicação é uma resposta ao contexto tecnológico e à necessidade de acessibilidade do público jovem. A aplicação dispensa o download, evitando assim mais uma aplicação a “pesar” no telemóvel. Para usufruir de todas as funcionalidades basta aceder ao link através do QR Code disponível no site da Futurália.

A Futurália, promovida pela Fundação AIP, funciona entre as 10h00 e as 18h00, de 20 a 22 de março, e das 11h00 às 19h00, no dia 23 de março, sábado.