De Barcelona para Palmela. Anabel Andion Lomero vai liderar a transição para o carro elétrico na Autoeuropa. Vai ser a primeira mulher a liderar a maior fábrica automóvel portuguesa.
A nova diretora da fábrica portuguesa da Volkswagen vai ser a responsável pelo lançamento do ID.1, o novo elétrico low cost que vai sair das linhas de produção da Autoeuropa a partir de 2027.
Até agora, liderava a unidade de protótipos da Seat&Cupra na fábrica de Martorell na Catalunha, mas a partir de 1 de março de 2026 vai ser a nova líder da segunda maior exportadora nacional.
A Autoeuropa produziu mais de 236 mil unidades em 2024, tendo gerado um volume de vendas de 3,8 mil milhões de euros, pesando 4,5% nas exportações nacionais. Mais de 99% da sua produção destina-se a exportação, pesando 1,6% no PIB nacional e empregando quase 5 mil trabalhadores.
A gestora entrou para o departamento de testes de produção de protótipos da Seat&Cupra em 2001. Entre 2005/2008, foi responsável pela gestão de encomendas e liderou vários projetos entre o centro de protótipos e de gestão de arranque de produção até 2012. Em 2018, foi nomeada diretora de produção digital na Audi em Ingolstad. Desde 2020 que liderava o centro de pré-produção da Seat&Cupra.
A fábrica catalã prepara-se para arrancar em 2026 com a produção do ID.Polo e do Cupra Raval. Em 2027, segue-se o ID.1 na Autoeuropa.
Numa entrevista enquanto ainda estava na Seat&Cupra, a gestora defendeu que a indústria automóvel precisa de ter mais mulheres.
"A chave para ter êxito em qualquer departamento é entender que todas as pessoas são importantes. Todos são importantes, cada um com a sua tarefa", disse numa entrevista ao "Consorci de la Zona Franca de Barcelona".
"A presença das mulheres neste setor é muito baixo, mas também e imprescindível. Queremos que o setor se modernize e que haja mais mulheres. É preciso haver cada vez mais mulheres. A diversidade é a única forma de evoluir o setor", afirmou na entrevista.
"As mulheres são cruciais para este desenvolvimento. Há que romper com estereótipos. Não basta só que as empresas coloquem mulheres em postos de gestão, mas é preciso respeitar que as mulheres gerem as coisas de outra forma", segundo a gestora.
Já o atual diretor da Autoeuropa - o alemão Thomas Hengel Gunther que ocupava o cargo desde 2021 - parte agora para a sede da Volkswagen em Wolfsburgo para liderar a unidade de planeamento e produção tecnológica de veículos de passageiros.
A reorganização também implica um novo líder de produção na Península Ibérica: André Kleb vai ocupar o cargo a partir de 1 de janeiro.
A Volkswagen destaca que Anabel Andion Lomero desempenhou um "papel crucial" no arranque de produção de carros elétricos na Seat&Cupra. Agora, "irá contribuir com o seu conhecimento (...) para projetos futuros na fábrica de Palmela".
A empresa alemã também destaca o papel de Thomas Hegel Gunther à frente da fábrica: "transformou-a numa das localizações de produção mais eficientes da marca Volkswagen nos últimos anos".
"Após o arranque com sucesso da produção do novo T-Roc, agora é o tempo certo para beneficiar do conhecimento de Thomas Hegel Gunther para a introdução de estruturas de produção eficientes. Ele irá desempenhar um papel crucial como novo chefe de planeamento e tecnologia de produção".
A Autoeuropa ganhou mais 10 anos de vida em apenas um dia. O anúncio este ano de um modelo de grande escala a partir de 2027 é um balão de oxigénio para a fábrica portuguesa da Volkswagen.
O ID.1 ou ID.Every1 é o novo elétrico de baixo custo da marca alemã, com um preço indicativo de 20 mil euros, juntando-se ao modelo atual: o T-Roc.
A notícia da sua chegada acontece no mesmo ano em que a Autoeuropa assinala 30 anos de vida a 26 de abril e depois de produzidos mais de 4 milhões de carros.
Já o Volkswagen T-Roc ganhou uma nova vida recentemente, com uma remodelação total. O SUV já rendeu mais de 20 mil milhões de euros em vendas à Autoeuropa entre 2018 até ao final do ano de 2024, segundo contas do JE.
Do chão da fábrica de Palmela já saíram 2 milhões de unidades do SUV que deu uma nova vida à maior fábrica automóvel nacional. Em 2023, foi mesmo o Volkswagen mais vendido na Europa.