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Espanhola vai liderar transição para carro elétrico na Autoeuropa

Pela primeira vez, fábrica portuguesa da Volkswagen vai ser liderada por uma mulher que vai presidir ao lançamento do novo carro elétrico low cost a partir de 2027. A nova diretora tem defendido mais mulheres no setor da produção automóvel.

De Barcelona para Palmela. Anabel Andion Lomero vai liderar a transição para o carro elétrico na Autoeuropa. Vai ser a primeira mulher a liderar a maior fábrica automóvel portuguesa.

A nova diretora da fábrica portuguesa da Volkswagen vai ser a responsável pelo lançamento do ID.1, o novo elétrico low cost que vai sair das linhas de produção da Autoeuropa a partir de 2027.

Até agora, liderava a unidade de protótipos da Seat&Cupra na fábrica de Martorell na Catalunha, mas a partir de 1 de março de 2026 vai ser a nova líder da segunda maior exportadora nacional.

A Autoeuropa produziu mais de 236 mil unidades em 2024, tendo gerado um volume de vendas de 3,8 mil milhões de euros, pesando 4,5% nas exportações nacionais. Mais de 99% da sua produção destina-se a exportação, pesando 1,6% no PIB nacional e empregando quase 5 mil trabalhadores.

A gestora entrou para o departamento de testes de produção de protótipos da Seat&Cupra em 2001. Entre 2005/2008, foi responsável pela gestão de encomendas e liderou vários projetos entre o centro de protótipos e de gestão de arranque de produção até 2012. Em 2018, foi nomeada diretora de produção digital na Audi em Ingolstad. Desde 2020 que liderava o centro de pré-produção da Seat&Cupra.

A fábrica catalã prepara-se para arrancar em 2026 com a produção do ID.Polo e do Cupra Raval. Em 2027, segue-se o ID.1 na Autoeuropa.

Numa entrevista enquanto ainda estava na Seat&Cupra, a gestora defendeu que a indústria automóvel precisa de ter mais mulheres.

"A chave para ter êxito em qualquer departamento é entender que todas as pessoas são importantes. Todos são importantes, cada um com a sua tarefa", disse numa entrevista ao "Consorci de la Zona Franca de Barcelona".

"A presença das mulheres neste setor é muito baixo, mas também e imprescindível. Queremos que o setor se modernize e que haja mais mulheres. É preciso haver cada vez mais mulheres. A diversidade é a única forma de evoluir o setor", afirmou na entrevista.

"As mulheres são cruciais para este desenvolvimento. Há que romper com estereótipos. Não basta só que as empresas coloquem mulheres em postos de gestão, mas é preciso respeitar que as mulheres gerem as coisas de outra forma", segundo a gestora.

Já o atual diretor da Autoeuropa - o alemão Thomas Hengel Gunther que ocupava o cargo desde 2021 - parte agora para a sede da Volkswagen em Wolfsburgo para liderar a unidade de planeamento e produção tecnológica de veículos de passageiros.

A reorganização também implica um novo líder de produção na Península Ibérica: André Kleb vai ocupar o cargo a partir de 1 de janeiro.

A Volkswagen destaca que Anabel Andion Lomero desempenhou um "papel crucial" no arranque de produção de carros elétricos na Seat&Cupra. Agora, "irá contribuir com o seu conhecimento (...) para projetos futuros na fábrica de Palmela".

A empresa alemã também destaca o papel de Thomas Hegel Gunther à frente da fábrica: "transformou-a numa das localizações de produção mais eficientes da marca Volkswagen nos últimos anos".

"Após o arranque com sucesso da produção do novo T-Roc, agora é o tempo certo para beneficiar do conhecimento de Thomas Hegel Gunther para a introdução de estruturas de produção eficientes. Ele irá desempenhar um papel crucial como novo chefe de planeamento e tecnologia de produção".

A Autoeuropa ganhou mais 10 anos de vida em apenas um dia. O anúncio este ano de um modelo de grande escala a partir de 2027 é um balão de oxigénio para a fábrica portuguesa da Volkswagen.

O ID.1 ou ID.Every1 é o novo elétrico de baixo custo da marca alemã, com um preço indicativo de 20 mil euros, juntando-se ao modelo atual: o T-Roc.

A notícia da sua chegada acontece no mesmo ano em que a Autoeuropa assinala 30 anos de vida a 26 de abril e depois de produzidos mais de 4 milhões de carros.

Já o Volkswagen T-Roc ganhou uma nova vida recentemente, com uma remodelação total. O SUV já rendeu mais de 20 mil milhões de euros em vendas à Autoeuropa entre 2018 até ao final do ano de 2024, segundo contas do JE.

Do chão da fábrica de Palmela já saíram 2 milhões de unidades do SUV que deu uma nova vida à maior fábrica automóvel nacional. Em 2023, foi mesmo o Volkswagen mais vendido na Europa.