Skip to main content

Elon Musk pondera comprar Ryanair para despedir CEO

De "idiota completo" a "despeçam-no". O milionário Elon Musk e o CEO da Ryanair, Michael O'Leary , trocaram insultos por causa da Starlink, a rede avançada de satélites desenvolvida pela SpaceX para fornecer acesso à internet de alta velocidade.

Musk fixou no seu perfil uma sondagem a questionar os utilizadores da rede social X se deveria avançar para a compra da companhia aérea Ryanair. A meio da tarde de ontem, a votação somava pouco mais de 300 mil respostas, com 79% dos participantes a manifestarem-se favoráveis à aquisição. O episódio surge num contexto de crescente tensão pública entre Musk e Michael O’Leary.

O embate entre os dois empresários começou com Michael O'Leary a explicar à Reuters o motivo que o leva a não instalar a Starlink nos aviões da empresa, notando que considera que “os passageiros não estariam dispostos a pagar por acesso Wi-Fi em voos que duram em média uma hora”. Mais ainda, O'Leary explicou que estes custos seriam resultado de um maior gasto de combustível devido ao peso e arrasto acrescidos das aeronaves com Starlink instalada. “Francamente, eu não prestaria atenção a nada do que o Elon Musk diz naquela fossa que ele tem chamada de X”, acrescentou O’Leary. “Ele foi o tipo que apoiou a eleição do Donald Trump. Não prestaria qualquer atenção a Elon Musk. É um idiota. Muito rico, mas ainda é um idiota”.

Após esta entrevista de O’Leary, Musk fez uma publicação na rede social X onde se mostrou enfurecido com as afirmações do CEO da RyanAir e chegou até a retribuir o insulto que recebeu. “O CEO da Ryanair é um idiota completo”, afirmou Musk. “Despeçam-no”. A Ryanair é uma empresa cotada em bolsa, o que significa que qualquer tentativa de controlo por parte de Musk teria de passar por uma oferta pública de aquisição ou por uma operação hostil dirigida aos acionistas.