Skip to main content

Elisa lança o seu primeiro álbum “No Meu Canto”

A artista madeirense Elisa, vencedora do Festival da Canção em 2020, lança esta sexta-feira, 12 de novembro, o seu primeiro álbum.

A artista madeirense Elisa, vencedora do Festival da Canção em 2020, lança esta sexta-feira, 12 de novembro, o seu primeiro álbum. “No Meu Canto” é o nome do disco que reúne o trabalho da artista ao longo dos últimos dois anos e que resulta nas dez músicas que compõem este álbum.
“Este disco levou pelo menos dois anos a ser composto, por isso já estou habituada a ouvir as músicas. Não sei muito bem ainda como é que me sinto agora a expor as músicas e a mostrar às pessoas aquilo em que tenho trabalhado, porque é algo muito importante para mim. Há quem vá gostar e provavelmente há quem não vá gostar, e como sou uma pessoa muito sensível, e ainda por cima é uma criação minha, ainda estou a assimilar. Mas estou muito entusiasmada e muito feliz com o trabalho feito e mal posso esperar para ver como é que as pessoas vão reagir”, salienta.
Quatro músicas que compõem este álbum já tinham sido lançadas: três como os singles “Coração”, “Na Ilha” e o “Este Meu Jeito”, enquanto a música ‘Entrega’ já tinha sido publicada no Instagram, acompanhada de um videoclip caseiro.
A cantora destaca que foi muito importante perceber que mensagens pretendia passar através da sua música e que para tal foi preciso um processo de “crescimento e maturidade” que culminam neste disco. “Não vejo apenas o processo da criação do álbum como o processo em si para chegar ao álbum. Vejo tudo o que fiz antes disso como um processo, porque acho que é preciso maturidade e saber o que queremos dizer e que mensagem queremos transmitir e não apenas mandar músicas para o ar só porque sim”, sublinha.
“Acho que tive a sorte de estar rodeada de pessoas boas e de músicos e artistas muito bons que me ajudaram a tornar isto possível. Por isso, não foi um processo complicado, foi algo que foi acontecendo com naturalidade e várias músicas não ficaram no álbum, mas estão escritas como recordação”, refere. Essas músicas continuarão guardadas à espera que ela ou outros artistas possam dar-lhes voz. “Não vão para o lixo nem nos vamos esquecer delas”, salienta.
A artista destaca que a ideia do álbum foi sair um pouco da zona de falar sobre amor, pois considera que isso é “fácil”. O disco fala, por exemplo, sobre sair da zona de conforto, como é o caso da música “Na Ilha”, que fala sobre a sua saída da Madeira para estudar fora da região autónoma.
“Abordo também como é olhar para trás, voltar à infância, e perceber de que forma é que as coisas que vivemos nos moldam para sermos a pessoa que somos hoje”, destaca a vencedora da edição de 2020 doFestival da Canção.
“Não quero que a minha música seja apenas uma música bonitinha. Quero que deixe as pessoas a pensar, quero que as pessoas oiçam a letra e consigam conectar-se com a mensagem”, frisa.
Elisa salienta que a inspiração para as suas músicas baseia-se na sua experiência de vida. “Por exemplo, quando tenho um dia mau inspiro-me nisso. Acho que o que vivo no meu dia-a-dia é a minha maior inspiração”.
A cantora madeirense diz que o álbum “No Meu Canto” insere-se no pop português, em termos de género musical, mas salienta que não quer ficar presa a esse estilo durante toda a sua carreira. “Quero crescer e fazer coisas diferentes. Por isso, este é assim, mas o próximo poderá não ser”. No entanto, Elisa acredita que a sua carreira não vai sair da música cantada em português.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico