À conta da constante busca por ganhos nos mercados financeiros, criou-se uma nova sigla: as DORK. A terminologia diz respeito a um conjunto de ações como por exemplo as da Krispy Kreme, Rocket Labs, Opendoor, e Kohl's, empresas que num passado recente sofreram valorizações alucinantes, num curto espaço de tempo, fazendo lembrar os tempos (2021) em que meme stocks como a Gamestop e a AMC fizeram a alegria dos investidores do retalho e a desgraça de vários hedge funds.
"A especulação sempre foi uma constante nos mercados, mas o fenómeno das meme stocks está particularmente ligado à atual economia da atenção. O interesse nas chamadas ações DORK foi alimentado sobretudo por fóruns de investimento como o WallStreetBets e reflete também as valorizações elevadas nas bolsas, que deixam pouca margem para a entrada de novo capital", explica o analista da ActivTrades, Henrique Valente, ao Jornal Económico (JE), sobre este novo fenómeno nos mercados financeiros, as DORK.
Recorde-se que entre 21 e 25 de julho a Krispy Kreme somou ganhos de 35%, a Opendoor entre 11 e 22 de julho valorizou 269%, e a Kohl's subiu entre 15 e 22 de julho 54%. Entre 13 e 18 de julho as ações da Rocket Labs valorizaram 102%.
Henrique Valente diz que um dos pontos comuns das empresas que compõem as DORK é o facto de serem marcas conhecidas do público norte-americano que possuem o preço das suas ações "acessível" e uma "situação financeira precária" aliada a "uma narrativa que capta o interesse" dos investidores de retalho.
Analisando o desempenho das ações que compõem as DORK verifica-se [dados de 15 de setembro] que a Krispy Kreme já caiu 67,8% desde o início do ano, e desde que entrou nos mercados financeiros, em 2021, soma uma descida de 83,6%. No caso da Rocket Labs já valorizou 110,7% desde o início do ano e desde a sua entrada em bolsa, em 2020, soma um crescimento de 450,5%. A Opendoor soma uma subida de 527,3% desde o início do ano e desde que entrou nos mercados financeiros, em 2020, soma uma quebra de 8,7%. E a Kohl's valoriza 10,2% desde o início do ano e subiu 709,9% desde que entrou em bolsa, em 1992.
Quanto aos últimos resultados apresentados por este conjunto de empresas, na maior parte dos casos o cenário não é muito diferente do desempenho que estas empresas tiveram em bolsa. Ou seja os ganhos, somados em bolsa, pela maioria destas ações, num curto espaço de tempo, não têm reflexo com a performance dos últimos resultados financeiros que apresentaram.
A Opendoor reportou, no segundo trimestre, uma receita de 1,6 mil milhões de dólares, mais 4% face ao ano anterior, e o lucro grosso atingiu os 128 milhões de dólares, inferior aos 129 milhões de dólares do período homólogo.
Contudo, a empresa gerou uma perda líquida de 29 milhões de euros, face à perda de 92 milhões de dólares do ano anterior.
A Krispy Kreme reportou no segundo trimestre uma quebra de 13,5% nas receitas para os 379,8 milhões de dólares. No segundo trimestre a empresa gerou uma perda líquida de 434,6 milhões de dólares, pior face ao lucro de 6,9 milhões de euros do período homólogo.
A Rocket Lab reportou receitas de 144,4 milhões de dólares, um crescimento face aos 106,2 milhões de euros do ano anterior. No segundo trimestre o lucro bruto foi de 46,3 milhões de dólares, um crescimento face aos 27,1 milhões de dólares do ano passado. Contudo a empresa reportou um prejuízo operacional de 59,6 milhões de dólares, pior face ao prejuízo de 43,2 milhões de dólares do ano passado.
No segundo trimestre, a Rocket Lab tem um prejuízo líquido de 66,4 milhões de euros, pior do que o prejuízo de 41,6 milhões de dólares do período homólogo.
A Kohl's, no primeiro trimestre deste ano, viu as vendas caírem 4,1% para os três mil milhões de dólares. O lucro operacional atingiu os 60 milhões de dólares, uma melhoria face aos 43 milhões de dólares do ano anterior. Contudo a empresa gerou uma perda líquida de 15 milhões de dólares, contudo um desempenho melhor face aos 27 milhões de dólares, face ao período homólogo.
"A cereja no topo, embora nem todas o cumpram, é terem um interesse curto (short interest) elevado, ou seja, uma percentagem significativa das ações da empresa está emprestada para venda a descoberto. Este ponto é relevante porque, quando o preço começa a subir, os short sellers podem ser forçados a encerrar as suas posições (recomprando), o que reforça, de forma reflexiva, a valorização do ativo", explica Henrique Valente.
Já o analista da XTB, Vítor Madeira, salienta que o caso das DORK tem semelhanças com os episódios que aconteceram durante a febre das meme stocks.
"Um dos casos mais recentes aconteceu com a GameStop: há cerca de 15 dias [referindo-se a finais de julho], observou-se que empresas com elevado short interest registaram valorizações expressivas, impulsionadas por movimentos de short squeeze", explica Henrique Madeira.
Mas Vítor Madeira salienta que estes avanços "tiveram caráter predominantemente especulativo, sem suporte em fundamentos económicos ou financeiros robustos". Devido a isto, sublinha o analista da XTB, a maioria destas ações já "devolveu praticamente todos os ganhos registados, provocando perdas significativas aos investidores que entraram após os primeiros movimentos impulsivos".
DORK têm semelhanças com GameStop
Para Henrique Valente e Vítor Madeira as DORK reúnem algumas das características da 'febre' que em determinada altura se gerou em torno da GameStop.
"As DORK partilham muitas das características da GameStop, mas isso não significa que consigam repetir o mesmo impacto", defende Henrique Valente. "No que respeita à comparação entre as DORK e outras meme stocks como a GameStop, é possível identificar semelhanças na natureza especulativa dos movimentos, que acabam por ter poucos ou nenhuns fundamentos económicos ou financeiros que os suportem", acrescenta Vítor Madeira.
"A GameStop soube aproveitar o aumento anormal do preço das ações em 2020 para emitir novas ações e angariar centenas de milhões de dólares. Essa decisão deu-lhe uma inesperada margem financeira para tentar reinventar o seu modelo de negócio, algo que tentou com muito pouco sucesso até agora", sublinha Henrique Valente.
DORK não têm mesma intensidade da 'febre' da GameStop
Henrique Valente considera, referindo-se ao recente disparo das DORK, que é "muito improvável" que outra meme stock consiga replicar o caso da GameStop tão cedo.
"A maioria dos investidores de retalho perdeu dinheiro com a GameStop, e esse trauma marcou uma geração de investidores. Isso é visível no preço das DORK: os movimentos de valorização foram curtos e a maioria das ações já devolveu quase todos os ganhos das últimas semanas", assinala o analista da ActivTrades.
O analista da XTB, Vítor Madeira, por seu lado refere que a magnitude e duração da 'febre' das DORK foi inferior ao vivenciado pela GameStop.
"Ao contrário do episódio de 2021, o atual contexto apresenta menor liquidez, reduzida euforia e ausência de suporte prolongado por parte de participantes institucionais, o que resultou num impacto mais contido tanto em escala como em persistência", diz Vítor Madeira sobre o sucedido com as DORK face ao episódio que envolveu a GameStop em 2021.
O ano em que o retalho derrotou os hedge funds com a GameStop
Em 2021 a valorização ocorrida no preço das ações da GameStop acabou por resultar em perdas assinaláveis para os hedge funds que detinham posições curtas na ações da empresa, ou seja, que ganhavam dinheiro com a descida no preço da GameStop.
O Melvin Capital pelo efeito da valorização bolsista da GameStop atingiu perdas de 53%, em janeiro de 2021, assinalou na altura a CNBC. Devido ao efeito da subida bolsista da GameStop, hedge funds como o Citadel e o Point72 tiveram necessidade de injetar três mil milhões de dólares.
Em janeiro de 2021 as ações da GameStop chegaram a valorizar mais de 700%, levado a que hedge funds tivessem que fechar as suas posições para evitar perdas ainda mais avultadas na GameStop. A determinada altura as ações da GameStop somaram ganhos de 1,625% desde o início desse ano (confirmar dado).
Atualmente a GameStop soma uma perda de 24% desde o início do ano e desde que entrou em bolsa, em 2002, acumula uma valorização de 823%, contudo está longe do valor a que transacionou em 2021.