Terça-feira foi um dia negativo para as principais praças europeias, que terminaram a segunda sessão da semana a registar perdas. Por cá o PSI apresentou uma queda de 1,08% para 6.843,63 pontos.
O principal índice português foi pressionado pela Mota-Engil, que registou um tombo de 3,65% para 3,904 euros, e pelo BCP, que apresentou uma descida de 3,04% para 0,3667 euros. O banco português foi penalizado pela queda do banco polaco, o Bank Millennium, em mais de 5%.
Segundo o analista de mercados do Millennium Investment, Ramiro Loureiro, esta foi uma sessão de “correção”, uma vez que os investidores aguardam as comunicações sobre a política monetária por parte do BCE, sendo que “o mercado assume como adquirido o primeiro corte de taxas de juro”.
O BCE vai reunir na quinta-feira para discutir a política monetária do bloco europeu.
No entanto, hoje vai ser divulgado o índice de preços no consumidor mensal da OCDE. Em Portugal, o INE vai apresentar o índice de custos de construção de habitação nova em abril.
Do outro lado do Atlântico, a sessão iniciou-se em terreno negativo, com a divulgação dos dados de emprego de abril a ficar abaixo das expectativas.