Combinar as tecnologias de conteúdos digitais mais avançadas do mundo com o talento criativo europeu através do recurso à Inteligência Artificial (IA) e à tecnologia Web 3.0. Este é um dos propósitos da Nobias European Studios, uma multinacional de media, tecnologia e criatividade sediada em Lisboa e liderada pelo empresário português Ricardo da Silva Oliveira em parceria com Grzegorz Hajdarowicz, produtor de cinema e proprietário da Gremi Media.
O propósito desta tecnológica passa por desenvolver produtos competitivos a nível mundial, desde chatbots de e-commerce alimentados por IA a efeitos visuais para jogos e filmes e até competições de e-sports. Tudo com um trunfo decisivo: o facto desta empresa sediada em Portugal deter um dos maiores e mais modernos estúdios de multimédia do mundo: os estúdios Alvernia, localizados em Cracóvia, na Polónia.
Note-se que a Gremi Media, que detém vários meios de comunicação social, trabalha também com marcas de reputação internacional como a Microsoft, IBM, Michelin, Netflix e Louis Vuiton, entre outras. Além disso, a Gremi Media conta com o multimilionário George Soros como sócio maioritário, sendo que este investidor reforçou a sua posição acionista nesta empresa.
De resto, alguns exemplos do trabalho realizado na Nobias European Studios já está visível em algumas das maiores plataformas de streaming a nível mundial: a segunda temporada da série "The Barbarians" (Netflix) e o filme "Perfect Addiction" (Amazon) foram produzidas nos estúdios Alvernia.
"Campanhas nunca antes vistas"
Em conversa com o JE, Ricardo da Silva Oliveira especificou que a Nobias European Studios centra-se especialmente em media e na produção de conteúdos digitais, com apostas de investimento em vários pontos do globo. "Bebi muito da experiência da Gremi Media, um dos maiores nomes da Polónia ao nível da produção de filmes, e estivemos a estudar o mercado em Portugal e procuramos essencialmente obter um retorno financeiro dos nossos investimentos", referiu este responsável.
O empresário deu como exemplo aquele que Ricardo da Silva Oliveira designa como um mercado que na China vale seis mil milhões de euros, que nos EUA ainda só vale 400 milhões e na Europa praticamente vale zero. "Estamos a falar das micro series que é uma produção de qualidade cinemática mas que é criada em 70 episódios para distribuição e visualização nas redes sociais. Queremos ser os primeiros na Europa a fazê-lo e ter essa capacidade. Estamos muito mais centrados no vídeo e estamos associados à Digital Domain que é uma grande produtora de efeitos especiais", explicou este responsável.
Explicando como é trabalhar com grandes marcas, Ricardo da Silva Oliveira acredita que o segredo passa por oferecer o melhor produto e de encontrar as melhores soluções para lançar "campanhas nunca antes vistas". "Temos conseguido encontrar essas soluções e ter lucro num mercado muito difícil", esclareceu.
Portugal "está na moda"
"Não passar a vida no avião". Essa foi uma das condições colocadas por este empresário quando foi feito o desafio de liderar a Nobias European Studios. "Porquê em Lisboa? Já vivi em vários países do mundo mas gosto muito do nosso país e dos portugueses. Quando o grupo de investidores entendeu que esta era uma área em que queríamos apostar. Uma das minhas condições para estar nisto passava por não passar a vida no avião", realçou ao JE.
Além disso, explica "Portugal tem outra vantagem porque temos vantagens fiscais por estarmos na União Europeia, muitos dos nossos clientes têm casa em Portugal e escolhem Lisboa para viver durante parte do ano. Portugal está na moda. Temos profissionais de 15 nacionalidades a trabalhar connosco".