Skip to main content

Cristiano Ronaldo ameaça rescindir e abandonar a Arábia Saudita

Tudo começou em 2023 mas a magia das Arábias parece ter chegado ao fim. E há 50 milhões de razões para que Cristiano Ronaldo possa rescindir o contrato com o Al-Nassr e deixar a Liga Saudita em maus lençóis.

Prometeu e cumpriu. Com a Liga Saudita ao rubro, Cristiano Ronaldo, o pioneiro, figura maior e porta-estandarte do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), falhou a última partida do Al-Nassr esta segunda-feira e expôs as fragilidades em torno da gestão dos clubes pertencentes a este fundo.

Esta segunda-feira, o jornal "A Bola" antecipou que o internacional português ia falhar a partida como forma de protesto e a confirmar esse ambiente de maior crispação, Jorge Jesus falhou a conferência de imprensa de balanço deste jogo. Segundo a imprensa saudita, terá sido a direção do Al Nassr a não autorizar a presença de jogadores e treinador na zona de entrevistas rápidas.

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus (que não deverá aceitar qualquer abordagem do Al-Nassr para renovar o contrato que irá acabar no final desta temporada) são os protagonistas da revolta do clube face à questionável política de gestão do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita. Os portugueses reclamam que o PIF trata de forma desigual os clubes que tem sob o seu domínio.

E os números dão razão a CR7 e Jorge Jesus: desde que Cristiano Ronaldo chegou à Arábia Saudita, o investimento do Fundo em contratações para o Al-Nassr é consideravelmente mais baixo em relação ao Al Hilal, uma brecha de 215 milhões, de acordo com contas do Transfermarkt.

Entre 2023 e 2026, o PIF contratou jogadores para o Al-Hilal no valor de 624 milhões de euros e no mesmo período, o Fundo Público da Arábia Saudita foi mais comedido em relação a outros emblemas que gere. O Al Nassr, que ainda está a lutar pela conquista da Liga Saudita, viu o PIF investir 409 milhões entre 2023 e 2026, uma diferença de 215 milhões considerada incompreensível pelos portugueses. Mais baixas só as verbas investidas no Al Ahli (380 milhões), Al Ittihad (334 milhões) e Al Qadsiah (213 milhões).

Possível rescisão?

As consequências desta quebra de confiança entre Cristiano Ronaldo e sauditas podem ir mais longe e ditar mesmo a saída de CR7 do país, com a MLS dos EUA (com Donald Trump muito interessado em receber Cristiano Ronaldo na liga norte-americana) e alguns clubes europeus a revelarem-se como destinos possíveis para receber o português.

O contrato de Cristiano Ronaldo termina em 2027 mas há 50 milhões de razões para que CR7 possa deixar o Al-Nassr imediatamente e escolher a camisola com a qual possa celebrar o tão esperado golo 1000 da sua carreira. O jornal "Record" avança que Cristiano Ronaldo pondera avançar com essa rescisão de contrato e abandonar o clube onde marcou até agora 117 golos.

E como fica a relação Portugal-Arábia Saudita?

A popularidade de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita tem "um papel fundamental" para tornar Portugal mais conhecido junto dos sauditas e ajudar a atrair investimento para o país, dizia o ministro da Economia à Lusa em Riade em outubro do ano passado.

"Portugal está lá bastante longe, não é um país muito conhecido, e o Cristiano Ronaldo joga aqui um papel fundamental", comentou Castro Almeida, em entrevista à Lusa no final de uma visita de dois dias à Arábia Saudita, na qual foi acompanhado por uma missão composta por mais de 50 empresas portuguesas.

Durante os contactos com vários membros do Governo saudita e outras autoridades, o ministro percebeu que o português, jogador do Al-Nassr, "é quase considerado um saudita". "Eles gostam dele como se fosse um saudita, tem-no como um dos seus", comentou.

"A imagem de Portugal está muitíssimo associada à imagem do Cristiano Ronaldo, (...) que tem aqui uma importância enorme e nós temos que aproveitar o Cristiano Ronaldo para atrair investimento para Portugal", salientou o governante português.

Castro Almeida afirma que a imagem do futebolista também ajuda a fomentar o turismo saudita: "Portugal é o país do Cristiano Ronaldo e isso suscita muito a atenção das pessoas."