A cadeia espanhola de supermercados Mercadona, que apresentou esta terça-feira os resultados relativos a 2023, realizou no ano passado mais de 28,3 mil milhões de euros em compras a fornecedores de Espanha e Portugal. A parte que tocou a produtores nacionais [portugueses] foi de 1,173 mil milhões de euros, cerca de 4,1% do total, indicam dados da companhia consultados pelo Jornal Económico.
Trata-se de um valor e percentagem de compras a fornecedores portugueses que a marca espanhola estima vir a aumentar, num movimento a acompanhar a subida das vendas. No ano passado, a Mercadona fez vendas em Portugal no valor de 1,4 mil milhões de euros.
"Em 2024, com a abertura de 11 novas lojas acreditamos que vamos chegar aos 1,9 mil milhões de euros", disse o CEO da companhia, Juan Roig, na habitual conferência de imprensa para apresentar os resultados.
O responsável salientou o compromisso da marca espanhola em comprar nos locais em que opera (Espanha e Portugal), referindo que a Mercadona compra 85% das suas compras totais nestes dois países. Mas a ideia é que a Mercadona, como disse Roig, venha a ser “mais portuguesa do que agora”.
“Somos uma companhia com sede em Valência, mas queremos ser portugueses. Ainda não somos, não se consegue se português apenas obtendo a nacionalidade. E temos de de ser muito mais portugueses do que somos”, disse o CEO do grupo.
Em Portugal, a Mercadona já tem 8% da quota de mercado, “o que, em quatro anos, nos deixa muito satisfeitos”. “E depois de quatro anos, pela primeira vez, em 2023, não perdemos dinheiro. E em 2024 estamos certos de que vamos ganhar dinheiro”. Questionada pelo JE, a Mercadona não se quis comprometer com objetivos de lucros para a operação portuguesa no final deste ano.
Na conferência de imprensa, Juan Roig disse que a Mercadona está “muito satisfeita com Portugal, onde estamos há quatro anos e temos 49 lojas”. E ao dizer que está satisfeito com “Portugal”, Roig também agradeceu aos cerca de 5.000 trabalhadores que a marca tem nas 49 lojas nacionais.
No ano passado, precisou posteriormente a Mercadona, a cadeia distribuiu cerca de oito milhões de euros em prémios aos seus trabalhadores em Portugal.
Em 2023, a Mercadona aumentou as suas vendas consolidadas em 15%, para os 35,52 mil milhões de euros. Em termos globais, estas vendas em 2023 resultaram em lucros de 1,009 mil milhões de euros, um crescimento de 40% face aos cerca de 718 milhões do ano anterior.
Do total de vendas, 34,12 mil milhões de euros correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 1,4 mil milhões de euros são relativos ao volume de negócios em Portugal.
Este valor de vendas em Portugal representa o dobro face a 2022, quando as vendas tinham sido de 737 milhões de euros. Também o investimento duplicou em Portugal, passando de 140 milhões em 2022 para 291 milhões no ano passado.
Ao longo da sua apresentação, Juan Roig enalteceu o esforço da companhia no investimento, que atingiu os 10 mil milhões de euros entre 2016 e 2023. "Este esforço de investimento, iniciado em 2016 e necessário para a brutal transformação da empresa, atingiu um valor recorde de 10.000 milhões de euros nestes sete anos, depois de ter investido 1.062 milhões em 2023. Ao longo destes anos, a empresa realizou a remodelação e renovação de um total de 1.364 dos seus supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), que conta com as novas secções de frescos e Pronto a Comer, e que duplica a rentabilidade em comparação com uma loja convencional", complementou a marca num comunicado a acompanhar os resultados.