Skip to main content

Câmara de Lisboa junta-se a programa nacional de requalificação PRO_MOV

O PRO_MOV iniciou-se em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e a SAP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a participação do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Atualmente, o PRO_MOV conta com mais de 70 empresas em Portugal e sete laboratórios em atividade.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai tornar-se parceira do programa de requalificação profissional PRO_MOV, que inicia uma nova fase no projeto, procurando a adesão das autarquias, depois de incluir empresas e associações empresariais.

O PRO_MOV foi concebido pela European Round Table for Industry, um fórum europeu que reúne cerca de 60 gestores de topo de grandes empresas, e insere-se na iniciativa europeia Reskilling 4 Employment, destinada a promover a requalificação profissional na Europa, e tem como objetivo melhorar as competências profissionais em áreas com maior escassez de talento no mercado de trabalho, especialmente fruto das transições digital e verde.

O programa nacional iniciou-se em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e a SAP, e em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a participação do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Destina-se a pessoas em idade ativa, desempregadas, com profissões em risco ou que simplesmente pretendem mudar o seu rumo profissional.

“[Com a associação à CML], espera-se uma colaboração estratégica para impulsionar a requalificação e a empregabilidade na região, fortalecendo ainda mais o ecossistema PRO_MOV”, diz ao Jornal Económico (JE) Domingos Lopes, presidente do IEFP e do grupo de gestão (steering) do PRO_MOV. “Esta parceria contribuirá para a concretização dos objetivos do programa, aproximando mais pessoas e mais empresas”, acrescenta.

“A associação ao PRO_MOV oferece uma oportunidade valiosa para a Câmara Municipal de Lisboa contribuir para o desenvolvimento profissional e a empregabilidade dos cidadãos, ao mesmo tempo que fortalece a economia local e regional”, justifica ao JE Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação da autarquia da capital.

Em outubro, foi formalizada a participação da Associação Business Roundtable Portugal e da CIP – Confederação Empresarial de Portugal no projeto. Em fevereiro, seguiu-se a Associação Portuguesa de Centros Comerciais.

Atualmente, o PRO_MOV conta com mais de 70 empresas em Portugal e sete laboratórios em atividade: Laboratório de Indústria (liderado pela Nestlé), Laboratório de Agricultura (liderado pela Sogrape), Laboratório Digital (liderado pela SAP), Laboratório Green Jobs (liderado pela EDP), Laboratório de Vendas (liderado pela Intelcia), Laboratório de Saúde (liderado pela CUF e Hovione) e Laboratório de Business Intelligence (liderado pela Worten).

“O PRO_MOV visa atrair mais empresas e entidades para o seu ecossistema, ampliando o número de parceiros e criando oportunidades de formação e emprego.”, explica Domingos Lopes.

Depois das empresas, o objetivo é, agora, cativar as autarquias, e os responsáveis pelo PRO_MOV consideram que a adesão da maior câmara do país será um incentivo a que outras façam o mesmo.

“A colaboração em escala entre Estado, empresas e pessoas é fundamental para o objetivo de requalificar para o emprego”, sublinha Lopes.

A formalização da parceria entre o PRO_MOV e a CML será feita esta quinta-feira, 11 de abril, nos Paços do Concelho da Câmara de Lisboa.