Skip to main content

Black Friday: O Pai Natal veste-se de preto

Mais de um terço dos portugueses aproveita as promoções da “Black Friday” para diminuírem gastos e conseguirem os melhores negócios na compra dos seus presentes de Natal. Conheça a história desta iniciativa, que nasceu nos Estados Unidos há cinco décadas e transformou a forma como os consumidores fazem compras.

A ‘Black Friday’ como hoje a conhecemos nasceu nos anos 60, quando o retalho americano tentava há décadas transformar a sexta-feira a seguir ao Dia de Ação de Graças num shopping day. Um artigo de 1966 no American Dialect Society traz uma das referências mais antigas a esta ‘nova’ versão da ‘Black Friday’. Assume que este é o termo que o departamento de polícia da Filadélfia atribuiu ao dia que sucede ao dia de Ação de Graças” e lembra que “arranca de forma massiva com a época de compras natalícia”, trazendo consigo “enormes filas de trânsito e passeios inundados de pessoas”, com lojas cheias desde a abertura até ao fecho.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico