Skip to main content

BCP vai integrar o índice Stoxx 600 a partir do dia 18

O único banco português do PSI vai integrar o indice Stoxx600 a partir do próximo dia 18. É um passo importante para as ações do BCP já que este é um índice subjacente a uma ampla gama de produtos de investimento. Entre eles, os fundos negociados em bolsa (ETFs), o que o torna um índice muito importante para o mercado de capitais.

O BCP vai integrar o vasto índice bolsista europeu Stoxx 600 a partir do dia 18 deste mês.  Junta-se assim ao grupo EDP, Jerónimo Martins e Galp no índice bolsista europeu de referência nos mercados.

O índice reúne as 600 maiores empresas da Europa, em termos de capitalização bolsista (market-cap) e é a valorização das ações do BCP este ano que o pôs no Stoxx 600.

O banco que fechou a última sessão de bolsa nos cerca de 0,32 euros, a valorizar 2,82%, tem uma capitalização bolsista de 4,89 mil milhões de euros.

O Stoxx 600 é um índice financeiro com um número fixo de 600 cotadas, que inclui grandes, médias e pequenas empresas de 18 países da Europa, o que cobre aproximadamente 90% da capitalização free-float do mercado de ações europeu que não é limitado à zona do euro.

A Stoxx Ltd. anunciou em comunicado esta sexta-feira a nova composição do índice Stoxx Europe 600, com efeito a partir da abertura dos mercados europeus em 18 de dezembro de 2023.

"Os resultados da quarta revisão trimestral regular 2023 dos índices de referência entrarão em vigor a 18 de dezembro de 2023", lê-se no comunicado da instituição.

Vão ser adicionadas sete empresas cotadas da Europa, de entre elas o banco português liderado por Miguel Maya.

Para entrarem sete, têm de sair sete cotadas.

É um índice ponderado pela capitalização de mercado, ao contrário do índice Dow Jones e  de outros, no Stoxx 600 nem todas as empresas cotadas têm o mesmo peso. As empresas  com mais peso no índice são as que têm a maior capitalização de mercado.

O Stoxx 600 também agrega empresas pelos principais setores de atividade, desde a banca (Stoxx Banks, onde ficará o BCP), petróleo, gás, produtos químicos, industriais, companhias aéreas e outros setores.

O Stoxx 600 foi lançado oficialmente em 1998. A sua composição é revista quatro vezes por ano: em março, junho, setembro e dezembro.

O índice é usado pelas instituições financeiras para servir como subjacente para uma ampla gama de produtos de investimento, como os fundos negociados em bolsa (ETFs - exchange-traded funds, ou fundos de índice, são fundos de investimento negociados na Bolsa de Valores como se fosse uma ação); futuros , opções e produtos estruturados em todo o mundo. Para além de servir de indexante a depósitos estruturados.

Os investidores utilizam o Stoxx 600 como uma referência para o desempenho geral do mercado europeu de ações e é visto também como um indicador da economia europeia. É um índice muito usado por gestores de fundos e investidores para avaliar o desempenho das suas carteiras de investimentos e para tomar decisões dos investimentos financeiros.

A Stoxx Ltd. sedida na  Suíça desenvolve índices bolsistas para os mercados globais de empresas de diferentes setores.

Os índices de referência Stoxx incluem também o índice Stoxx North America 600, o índice Stoxx Asia/Pacific 600, o índice Stoxx Global 1800, o índice Stoxx Europe Total Market, o índice Stoxx EU Enlarged Total Market, o índice Stoxx Eastern Europe Total Market e o índice Stoxx Eastern Europe 300. Todos fazem parte desta análise trimestral regular.

A Stoxx Ltd. calcula mais de 10.000 índices e gere os índices DAX (Alemanha).