Skip to main content

Aveiro recebe escola de semicondutores para formar especialistas europeus

Organizada pelo POEMS - Centro de Competências Português em Semicondutores, a iniciativa tem lugar entre 6 e 10 de abril, na Universidade de Aveiro, é gratuita e destina-se a promover o desenvolvimento da próxima geração de especialistas num sector de capital importância para o presente e o futuro da União Europeia. Candidaturas decorrem até 20 deste mês.

Portugal vai receber entre 6 e 10 de abril uma "escola de primavera" para finalistas de licenciatura e estudantes de mestrado que pretendem continuar os estudos em áreas relacionadas com semicondutores. Candidaturas decorrem até 20 de fevereiro.

A POEMS Semiconductor Spring School, assim se designa a iniciativa, realiza-se na Universidade de Aveiro e é organizada pelo POEMS - Centro de Competências Português em Semicondutores, criado no âmbito da Iniciativa Chips for Europe e cofinanciada pela União Europeia e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

A escola destina-se a promover o desenvolvimento da próxima geração de especialistas num sector que está na base de tecnologias que utilizamos no dia a dia e que vão de dispositivos móveis e computadores até redes de energia, mobilidade, saúde e comunicações.

Podem-se candidatar estudantes de todas as disciplinas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas) matriculados em universidades da União Europeia ou países associados, sendo essencial a proficiência em inglês, dado que todas as sessões serão realizadas neste idioma. 

A seleção será feita através do currículo académico do candidato e carta de motivação. A organização quer garantir "diversidade em termos de género, representação geográfica e percurso académico".

Durante os cinco dias de duração, os participantes vão explorar domínios-chave, como o design de chips, encapsulamento avançado e tecnologias emergentes, incluindo a fotónica — área que utiliza a luz para gerar, transmitir e processar informação — fundamental para comunicações de alta velocidade, sensores avançados e a computação de próxima geração.

O programa combina palestras, demonstrações e conversas com investigadores, especialistas e profissionais da indústria, oferecendo uma visão global sobre as tecnologias de ponta, os desafios industriais atuais e as tendências internacionais emergentes.

A Escola também abre candidaturas para estudantes de doutoramento, que pretendam participar, de forma a interagir com os palestrantes e outros estudantes. Também aqui, a seleção será feita considerando a ordem de candidatura, e a diversidade e percurso dos candidatos.

POEMS integra uma rede europeia de 30 centros de competências em semicondutores ao abrigo da EU Chips Act e da Chips Joint Undertaking.

A POEMS Semiconductor Spring School foi pensada para "reforçar as competências e o talento na cadeia de valor dos semicondutores na Europa" e dotar os estudantes de "uma base sólida" para a compreensão dos desafios e oportunidades na área da microeletrónica e dos semicondutores.