Skip to main content

Avaliado em 73,6 milhões: Gyökeres é o jogador mais caro fora das cinco principais ligas europeias

O avançado do Sporting CP aparece na 63ª posição na lista das 100 transferências mais valiosas, de acordo com o estudo feito pelo Observatório do Futebol. Entre os jogadores portugueses, João Neves, do Paris Saint-Germain surge no 21º lugar, com uma avaliação de 105,8 milhões de euros.

O avançado do Sporting Clube de Portugal, Viktor Gyökeres é o jogador mais caro fora das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França) e com uma avaliação de mercado numa futura transferência de 73,6 milhões de euros, segundo o estudo feito pelo Observatório do Futebol (CIES).

O jogador sueco aparece na 63ª posição na lista das 100 transferências mais valiosas, que é liderada pelo inglês Jude Bellingham, ao serviço do Real Madrid e que surge avaliado em 251,4 milhões de euros, seguido do norueguês Erling Haaland (Manchester City), com 221,5, e do brasileiro Vinicius Júnior (Real Madrid), com 205,7.

Entre os jogadores portugueses, João Neves, do Paris Saint-Germain surge no 21º lugar, com uma avaliação de 105,8 milhões de euros, estando também presentes nesta lista Rafael Leão, do AC Milan, com um valor de 78,2 milhões de euros, e Francisco Conceição, emprestado pelo FC Porto à Juventus, avaliado em 74,2 milhões de euros.

Em julho de 2023, os ‘leões’ comunicaram à CMVM que adquiriram os direitos desportivos do futebolista sueco Viktor Gyökeres por 20 milhões de euros (com o avançado a assinar um contrato até 2028) aos quais podem acrescer mais quatro milhões de euros decorrentes da concretização de objetivos individuais e coletivos. A cláusula de rescisão foi também a mais alta de sempre de um futebolista no clube: 100 milhões de euros.

O jogador sueco é um dos avançados mais cobiçados do futebol europeu, sendo seguido por clubes como o Manchester United, liderado pelo ex-técnico do Sporting CP, Ruben Amorim e o Bayern Munique.