O Governo português tem em curso muitos investimentos, nomeadamente ao nível das barragens que estão a trazer competitividade e coesão ao país e, consequentemente, aos produtores e investidores agrícolas. Uma dessas barragens é a do Alqueva, que segundo diz o ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, em entrevista ao JE, dá por ano em benefícios fiscais ao Orçamento de Estado mais de 330 milhões de euros.
Nesta entrevista, o ministro explica também dos 5,4 mil milhões do programa 'Água que Une', para o qual é necessário definir o modelo de execução de uma "enorme empreitada", que será estratégica e um dos maiores investimentos em termos nacionais.
Por outro lado, José Manuel Fernandes salienta que o setor agrícola precisa de simplificar os seus processos para que não ocorram "fenómenos de radicalização", que coloquem em risco os objetivos ambientais.
"Tudo isso é inaceitável e leva, por vezes, que até os objetivos ambientais que queremos atingir sejam colocados em causa por um radicalismo que muitas vezes existe", afirma.