Capa
Nº 20 | 03 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial
Especial Report Industria Farmacêutica
Tendências : Analistas esperam crescimento do investimento no imobiliário comercial, sobretudo escritórios e hospitality. Mas a expectativa de redução do IVA na habitação – criada em campanha eleitoral, mas ainda não aprovada – está a travar projetos e, até, o ressurgimento do sector da construção como motor da economia nacional.
Análise : Depois de um ano de 2023 em queda, o alívio nas taxas de juro está a levar a um “comportamento positivo” na compra de habitação e “há condições” para subir a dois digitos até ao final de 2024, dizem especialistas ao JE.
Análise : Empresas do sector da construção têm vindo a recuperar volume de negócios nos últimos seis anos, mais perto do melhores tempos pré-crise financeira. Pressão financeira tem vindo a diminuir.
Conferência : Falta de oferta, demora nos licenciamentos e elevada carga fiscal foram alguns dos desafios debatidos num evento que contou com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, que prometeu a apresentação de medidas em breve. Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII diz que os impostos são 40% do valor de venda de uma casa.
‘Mais Habitação : Especialistas dizem que a revogação das medidas por parte do Governo vão dar uma nova “janela de oportunidade” a Portugal perante o mercado internacional, que irá analisar com prudência todas as avaliações políticas. “Desafio que o país tem é estrutural e é do lado da oferta”, refere CEO da Century21.
Análise : Empresas do sector da construção têm vindo a recuperar volume de negócios nos últimos seis anos, mais perto do melhores tempos pré-crise financeira. Pressão financeira tem vindo a diminuir.
Saúde : Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos afirma que não devemos ficar contentes por termos 170 ensaíos clínicos, quando somos capazes de captar o dobro ou o triplo.
João Almeida Lopes : O presidente da Apifarma, a associação que representa as empresas do sector, elogia o ecossistema de inovação em Portugal, mas reconhece que há obstáculos que poderiam ser contornados com uma aposta maior por parte do Estado. Um deles é a contribuição extraordinária sobre as farmacêuticas, que considera anacrónica.
Saúdea : IA aplicada na saúde vai beneficiar todos, desde a prevenção ao tratamento, ajudando as empresas a gastar menos e investir melhor, considera diretor-geral da GSK Portugal.
Farmacêuticas : Sector em Portugal, mais de 115 empresas, investiu mais de mil milhões de euros desde 2012. Aprodução nacional está a subir e as exportações também, sobretudo para a UE e para os Estados Unidos.