Capa
Nº 05 | 11 Janeiro 2019
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Educação
Especial
Opinião
Apesar das conquistas em Democracia, a antiga ministra da Educação prefere focar-se nas razões que levam 60% dos jovens portugueses a não ingressar no Ensino Superior. Elogia a baixa das propinas deste ano, mas alerta que é fundamental clarificar os objetivos e o horizonte temporal da medida.
Todos os anos, mais de 60% dos jovens portugueses ficam fora do Superior. O dobro dos pares europeus. A Convenção Nacional do Ensino Superior 2030, no ISCTE-IUL, é um alerta para tão grave problema.
Estudantes de Coimbra consideram inaceitável que se deixe de estudar por falta de recursos. Ministro Manuel Heitor defende fim das propinas em dez anos.
A rede de agrupamentos escolares bilingues em Portugal cresceu para 25 este ano letivo. A meta do Governo é chegar aos 40 em 2020.
O objetivo é levar o conhecimento produzido pela ciência a 35 escolas europeias. Português lidera o processo.
As universidades de Lisboa são a preferância dos alunos da escola de Palmela que escolhem permanecer em Portugal. O Técnico foi a escola que captou mais talento.
Catarina de Sottomayor Barbosa aprendeu a gostar de estudar na Oeiras International School. Tinha 15 anos. Hoje frequenta o mestrado de Direito e Gestão na Católica depois de se ter formado com 15 valores.
Investigadora Carla Sofia Santos recebe o Prémio Accésit pela sua tese de doutoramento em temas agrícolas.
Com boa dose de probabilidade , não tardará a chegar à indústria mundial uma nova geração de impressoras 3D nascida numa universidade portuguesa.
O mais internacional programa de MBA português vai reforçar a sua componente de ‘soft skills’ em 2019, respondendo aos novos desafios de liderança. Já não há herois. Os líderes são facilitadores que a judam as equipas a atingir resultados.
Mário Silveirinha quebrou a simetria entre passado e futuro. Estamos a falar em fotónica. É muito possível que a expressão não lhe diga nada, mas é uma área de pesquisa fundamental nas comunicações.
O ‘private equity’ que comprou os ativos da Laureate em Portugal e Espanha tem operação no país vizinho. A educação não é o seu forte e esteve na corrida pela Tranquilidade.
A economista cabo-verdiana é a primeira mulher africana a desempenhar a função de diretora geral adjunta da FAO, agência da ONU para a Alimentação e Agricultura.
A Educação enquanto conceito assente no Sistema e Modelo Educativo é componente essencial do desenvolvimento socioeconómico; sem sistema e modelo robustos não há desenvolvimento.