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Volvo XC90 T8: Um luxo superlativo

Sempre que estamos perante um Volvo aquilo que procuramos é o pormenor de uma diferença que possa ser percetível perante uma versão do ano anterior.

Sempre que estamos perante um Volvo aquilo que procuramos é o pormenor de uma diferença que possa ser percetível perante uma versão do ano anterior. A Volvo descomplica e evita grandes sobressaltos de design. A versão mais luxuosa da casa sueca (e capital chinês) está igual no superlativo, o que significa que desta vez os pormenores para esta versão para 2021 vão centrar-se na motorização e pouco mais. A versão experimentada do XC90 T8 foi a Recharge R-Design e a que se seguirá será possivelmente bem mais eletrificada. Esta é pobre em autonomia, algo inferior a 35 quilómetros pela nossa experiência, mas que permite nas avaliações fazer um consumo nos primeiros 100 km da ordem dos 3,4 l/100 km e emissões de 76 g/km de CO2. Claro que depois de acabar a carga da bateria o consumo dispara com o propulsor a gasolina, e só com muito cuidado é possível mantê-lo no nível dos 9 l/100 km. Em termos de velocidade está limitado a 180 km/h para evitar maior risco de acidentes mas sobretudo para evitar exponenciar os consumos. De qualquer forma, o poder do motor a gasolina de 303 cavalos, com 87 cavalos do motor elétrico, permite uma espantosa aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. E estamos perante um grande SUV, com praticamente três toneladas de peso e que para manter a autonomia tem um depósito de 70 litros de combustível.

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