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Visa e Mastercard rejeitam subida das taxas dos cartões de crédito na Europa

A Visa e a Mastercard rejeitam que as taxas que os comerciantes lhes pagam sempre que um pagamento de um cliente é feito com cartões de crédito venham a subir em Portugal.

A Visa e a Mastercard rejeitam que as taxas que os comerciantes lhes pagam sempre que um pagamento de um cliente é feito com cartões de crédito venham a subir. Fontes ligadas à Visa dizem ao Jornal Económico, que a notícia que foi avançada pelo Wall Street Journal (WSJ) só se aplica aos Estados Unidos. Não se aplica à Europa e em particular a Portugal.

A mesma fonte lembra que na Europa as interchange fees são reguladas a nível europeu.

Já a Mastercard respondeu ao Jornal Económico que "parece que se trata de um equívoco lançado pelo Wall Street Journal".

"Antes da notícia ser publicada, fomos claros em dois pontos, não vai haver alterações nas chamadas interchange fees da Mastercard e a única alteração diz respeito a um serviço que os acquirers podem ativar sempre que acharem necessário para proporcionarem uma experiência de checkout mais segura e simples para os consumidores", explica a Mastercard.

"Na verdade, o nosso relacionamento direto é com o acquirer e é apenas este que determina o valor dos serviços e das ligações que oferece aos seus clientes, os comerciantes", acrescenta fonte oficial da Mastercard.

Segundo o Wall Street Journal (WSJ) a Visa e Mastercard estão a planear aumentar as taxas que os comerciantes pagam sempre que um pagamento de um cliente é feito com cartões de crédito. A notícia referia que os aumentos de taxas estão programados para ocorrer primeiro em outubro e depois em abril. Ou seja, os reajustes devem ocorrer em duas fases: a primeira em outubro deste ano e a segunda em abril de 2024. O aumento das taxas afetará principalmente as transações online, que cresceram durante a pandemia.

A CMSPI, uma consultoria especializada em redução de custos para comerciantes, estima que as novas taxas gerarão um custo adicional de cerca de 502 milhões de dólares por ano para os retalhistas.

Essas taxas são repassadas aos consumidores pelos comerciantes que por isso deverão aumentar os preços dos produtos e serviços. Algumas pequenas empresas estão a oferecer descontos para os clientes que optam por pagar com outros meios de pagamento, como cartões de débito, dinheiro ou cheque.