Skip to main content

Vila Galé aposta na produção de azeite, vinho e frutas

Numa herdade de 1.620 hectares em Beja, o grupo hoteleiro tem investido em olivais, vinhas e pomares. 20% da produção é absorvida nos hotéis; o resto é vendido ‘online’ e na grande distribuição.

O Grupo Vila Galé, um dos maiores grupos hoteleiros nacionais, tem uma faceta menos conhecida, derivada da sua forte aposta na produção agroalimentar na herdade de Santa Vitória, nos arredores de Beja, servida pelo perímetro de rega do Alqueva. Em média, a produção anual já supera os 700 mil quilos de fruta variada (incluindo para compotas), 300 mil quilos de azeite e mais de um milhão de quilos de uva. Desta produção, cerca de 20% é absorvida pelas unidades hoteleiras do grupo, enquanto os restantes 80% são comercializados com a marca Santa Vitória nas grandes superfícies ou através de canais digitais. A exportação para os países da União Europeia, Brasil, Colômbia e outros países sul-americanos já tem uma expressão significativa, apesar da quebra de comercialização no canal HoReCa (Hotelaria, Restauração, Cafetaria) que a pandemia da Covid-19 provocou.
Dos 1.620 hectares da herdade, 200 são de olival, sendo 65% em copa e 35% em sebe - onde estão plantadas sete variedades de azeitona nacionais e estrangeiras, nomeadamente: Cobrançosa, Cordovil, Galega, Picual, Koroneiki, Arbequina e Arbosana, explica-nos Tomás Jónatas, diretor industrial desta área agroalimentar do grupo Vila Galé.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico