Skip to main content

Última brisa de verão no Farol ao som de Cuca Roseta

Hoje, entre as 18h e as 21h, o Farol Hotel, em Cascais, realiza o último ‘sunset’ de verão com uma convidada muito especial, Cuca Roseta, uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do Fado da atualidade.

Cuca Roseta acredita que a gratidão e a aceitação são a chave para uma vida plena e feliz, apesar das adversidades. Confia que há um sentido maior para tudo o que vivemos. Incluindo celebrar a paz de um fim de tarde com vista para o mar. É nas coisas simples que, muitas vezes, nos encontramos.

E sendo Cuca Roseta uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do Fado da atualidade, tudo se conjuga para um sunset memorável, à laia de despedida do verão, em que a música ambiente estará a cargo do DJ Gabi, guardião da cabine do famoso Green Hill.

E se não conhece bem a voz e o percurso de Cuca Roseta, leia esta breve biografia da cantora adepta da prática do yoga e da meditação, mas que nada fazia antever que abraçasse o Fado como forma de estar na vida. Por razões várias, entre elas o facto de não haver na família antecedentes fadistas e de o género musical mais ouvido em casa ser a música erudita. Isto até aos 18 anos, idade em que vai pela primeira vez a uma casa de fados.

E se ainda não foi aí que o fado a arrebatou, a verdade é que começou a sentir um certo vazio que levava a diferentes casas de fado. “Mais pelo lado emocional, era muito intenso”, disse ela um dia. E rapidamente veio a descobrir que, se não tinha escolhido Fado de uma forma consciente, certo é que este a tinha escolhido. Os primeiros passos foram tímidos, até que um dia, Carlos Zel, que se encontrava na “plateia”, a desafiou a aprender mais fados.

Já com uma licenciatura em Psicologia e mergulhada de corpo e alma numa banda pop – os Toranja, de Tiago Bettencourt – decidiu participar num concurso de fados no Porto. E decidiu que era este o seu “fado”. Rumou a Lisboa e tornou-se uma presença habitual nos locais onde acontecia fado, falou com músicos, outros fadistas, com sede de aprender. Quando foi apresentada a João Braga, conhecido pelo seu gosto e visão de lançar novos fadistas nos seus espetáculos, o repto deste – atuar com ele num espetáculo para a RTP – escreveu o seu destino. Desde então não mais parou. De cantar e de encantar.

Mais logo, no Hotel Farol, em Cascais, cabe a Cuca Roseta encerrar a temporada de sunset com vista e brisa do mar. O dress code é summer chic e a entrada custa 30 euros com direito a duas bebidas. As presenças deverão ser confirmadas para o email guest.relations@farol.com.pt.