O dia foi positivo para os mercados, com os títulos da Mota-Engil a destacarem-se largamente, ao valorizarem 6,41%, até aos 2,575 euros. A variação surge na sequência de se conhecer a informação de que a construtora portuguesa está a fazer história ao participar no maior concurso desde a sua fundação, com o propósito de ser eleita para construir o metropolitano na capital da Colômbia.
https://jornaleconomico.pt/noticias/mota-engil-disputa-construcao-do-metro-de-bogota-no-maior-concurso-da-sua-historia/
A bolsa de Lisboa ganhou 0,23% na sessão desta terça-feira, com a Navigator a avançar 1,44% e a estabelecer-se como a cotada que deu o salto mais similar ao que foi protagonizado pela Mota-Engil.
Em sentido negativo, a Jerónimo Martins registou o maior deslize, na ordem de 0,84%, para 23,450 euros.
Lá fora, as ações da Ubisoft destacaram-se pelos melhores motivos ao desenharam ao dispararem 8,51%, em resultado de ganhos de confiança dos investidores na empresa, que está cotada em França. O sentimento positivo resulta de avanços no negócio de compra da produtora de videojogos Activision, por parte da Microsoft.
Isto porque, segundo informou a tecnológica sediada nos Estados Unidos, os direitos de streaming na cloud da Activision fora do Espaço Económico Europeu vão ser vendidos precisamente à Ubisoft. De recordar que, para o negócio avançar, falta a aprovação do regulador.
De resto, entre os mercados europeus, o índice agregado Euro Stoxx 50 é o que mais sobe, em 0,90%, seguido pelo índice alemão, a ganhar 0,66%, enquanto que Itália dá um salto de 0,64%. Seguem-se França, a avançar 0,59%, e Espanha, que se adianta 0,55%. O Reino Unido sobe de forma mais tímida, em 0,11%.