Skip to main content

“Temos benefícios fiscais para os investidores no turismo em Angola”

Secretário de Estado Hélder Marcelino chefia uma delegação que estará, esta quarta-feira, no Porto para a revelar o grande potencial de um setor que ascendeu à categoria de estratégico.

O turismo angolano, “novamente autonomizado em termos de ministério”, é agora estratégico para um país que tem de tudo um pouco para chamar turistas de todos os cantos do mundo, mas que apresenta ainda fortes debilidades a diversos níveis, disse ao Jornal Económico (JE) o secretário de Estado do Turismo de Angola, Hélder Marcelino.

Sendo a procura de investimento estrangeiro uma opção sem alternativa, uma delegação do setor está esta manhã no Porto, para demonstrar que vale a pena olhar outra vez para o imenso país sul-africano.

É a primeira edição do Fórum Empresarial no Domínio do Turismo Angola-Portugal, iniciativa que, tendo lugar no Palácio da Bolsa, tem como objetivos apresentar as grandes oportunidades de investimento no setor do turismo em Angola e facilitar a troca de conhecimento entre empresas portuguesas, com vasta experiência, e empresários angolanos.

Operadores turísticos, empresários, decisores e especialistas abordarão temas diversos ligados à Estruturação de Áreas de Interesse e Potencial Turístico em Angola; Quadro Legal e Reformas Institucionais; Experiência do Setor Turístico Português e a sua Contribuição no Produto Interno Bruto; Desafios do Setor Hoteleiro em Angola; e Promoção dos Produtos, revela a organização.

Durante o encontro, serão igualmente promovidas rodas de negócios no formato ‘B2B’ entre operadores, empresários e potenciais investidores, com vista ao estabelecimento de eventuais parcerias de negócio.

A realização do Fórum Empresarial no Domínio do Turismo Angola-Portugal é uma iniciativa do Consulado de Angola no Porto, do Ministério do Turismo de Angola, da Associação do Turismo do Porto e da Associação Empresarial do Norte de Portugal, que unem assim esforços no sentido de estreitar laços, explorar parcerias e construir um futuro promissor para o turismo em Angola, com o suporte da expertise portuguesa.

A abertura do evento contará com a participação de entidades como a Cônsul Geral de Angola na cidade do Porto e de Hélder Marcelino, que procederá ao discurso de abertura. Participarão dos debates Lukeni Araújo, diretor-geral do Infotur, e Denilson Gonçalves, diretor nacional de Projetos e Ordenamento Turístico.