A terceira edição do concurso de upcycling Tea&Cheese, promovido pelo MODATEX, conta com um número recorde de participantes: 59 candidatos, num total de 81 coordenados a votação.
Com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos, os 59 candidatos são provenientes de 36 localizações geográficas de norte a sul do país, sendo que a Covilhã detém o maior número de participantes, 15. De destacar ainda que 45 dos 59 participantes não são profissionais da área têxtil.
O concurso Tea&Cheese, cujo propósito assenta na sensibilização e consciencialização para a necessidade de prolongar o ciclo de vida das peças de vestuário, incentivando, assim, a sustentabilidade e a economia circular, é uma organização da delegação da Covilhã do MODATEX, em parceria com a Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal da Covilhã, e está inserido no projeto ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO.
Destinado ao público em geral, no qual são avaliados e premiados coordenados criados pelos participantes, os concorrentes têm total liberdade relativamente ao tema escolhido, dando sempre um forte enfâse ao upcycling como conceito-chave do evento, técnica que consiste em criar roupas novas a partir da reutilização e do reaproveitamento de outras peças ou sobras de tecidos, entre outros.
Segundo José Manuel Castro, diretor-geral do MODATEX, em comunicado enviado à redação do JE, “iniciativas como esta são essenciais nos dias que correm. A sustentabilidade é uma temática cada vez mais relevante em todos os setores de atividade e cabe-nos a nós, como principal centro de formação da indústria têxtil, promover estas ideias e valores junto dos profissionais e futuros profissionais que temos vindo e que continuaremos a formar”.
O desfile de encerramento da 3ª edição do Tea&Cheese realiza-se a 10 de novembro, nas instalações do MODATEX - Delegação da Covilhã, com a mostra de todos os trabalhos e o anúncio dos vencedores (1º, 2º e 3º lugar) que receberão um prémio monetário. O júri tem ainda a possibilidade de atribuir até duas menções honrosas.
Apoiar a indústria têxtil e de vestuário
O MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios surgiu com base num protocolo celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,I.P), a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL). Sedeado no Porto e com delegações em Lisboa e Covilhã, polos em Barcelos, Vila das Aves e extensões em Lousada e Pinhel, tem como objetivo contribuir para a melhor coordenação estratégica e operacional da formação no sector, responder de forma eficaz às necessidades de qualificação, aperfeiçoamento e reconversão das pessoas e das organizações e apoiar tecnicamente a indústria têxtil e de vestuário.