Skip to main content

Startup angolana Anda capta três milhões de euros junto de consórcio internacional

Sergio Tati, cofundador e CEO da Anda, assinala o “momento histórico para a empresa”, que captou financiamento junto de sociedades de capital de risco de França, Áustria, Japão e EUA. “É a primeira ronda internacional de capital de risco no país e em toda a África lusófona”.

A startup de mobilidade Anda angariou três milhões de euros numa ronda de investimento liderada pelas sociedades de capital de risco BREEGA e Speedinvest, com a Double Feather Partners e 4DX Ventures a comporem o consórcio internacional.

Nas palavras de Sergio Tati, cofundador e CEO da Anda, está em causa um “momento histórico para a empresa” de serviços de mobilidade urbana e de entrega: “é a primeira ronda internacional de capital de risco no país e em toda a África lusófona”.

“Fundámos a Anda para resolver alguns dos problemas sociais mais difíceis de resolver na África subsaariana. Construímos uma plataforma fintech de mobilidade abrangente, adaptada a um contexto em que os táxis são a espinha dorsal dos transportes, devido a uma taxa de propriedade de veículos extremamente baixa, de apenas 4%, e ao facto de 78% da população trabalhar no setor informal, sem acesso ao crédito das instituições financeiras tradicionais”, escreveu o mesmo responsável na sua página no LinkedIn.

Do lado do consórcio, Deepali Nangia, sócio da equipa de Emerging Markets da Speedinvest, refere que a “Anda representa exatamente o que a a Speedinvest procura nos mercados emergentes: uma equipa ousada e orientada para a missão que constrói caminhos para a propriedade de ativos e a geração de rendimentos para as comunidades locais”.

Este ano, a Anda foi reconhecida pela Bloomberg como uma das 25 startups mais promissoras de África em 2025, segundo a Forbes África Lusófona.

A startup de Luanda estima que existam em torno de 1,2 milhões de mototaxistas no país, entre 600 mil na capital.

“Com esta ronda, a Anda reforça a sua missão de redefinir a mobilidade urbana, promovendo inclusão financeira, criação de emprego digno e sustentabilidade ambiental. O modelo (Drive-to-Own) permite que condutores adquiram os seus próprios veículos, enquanto a introdução de motorizadas elétricas (EVs) e infraestruturas de carregamento marca um passo decisivo rumo a uma mobilidade mais verde e eficiente”, explica a startup fundada por Sergio Tati e Jörg Nührmann.

De acordo com a empresa fundada em abril de 2023, “mais do que um marco financeiro”, o investimento agora tornado público “representa um reconhecimento global do potencial inovador de Angola e da força crescente do ecossistema tecnológico africano”.

Em 2024, a Anda venceu o prémio “Startup Pitch Competition”, entre 50 unicórnios, do Congresso AIM (Reunião Anual de Investimentos), um concurso sobre investimento global de Abu Dhabi.