O SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil está a fazer tudo para que os pilotos garantam a maioria das 75 mil ações que estão disponíveis para subscrição na OPV – Oferta Pública de Venda de 5% do capital da TAP, reservada a trabalhadores, que está a decorrer desde o passado dia 10 de abril e se irá prolongar até 10 de maio. Na impossibilidade de criar um veículo especial para acorrer a essa OPV – uma pretensão travada pelo atual Governo ao exigir que a subscrição das referidas ações seja efetuada a título individual e intransmissível, com um período de lock up de três meses, em que esses títulos não podem mudar de titularidade – a direção do SPAC conseguiu dar a volta a questão e criou um Mecanismo de Incentivo e Compra.
De acordo com um documento do SPAC, a que o Jornal Económico teve acesso, o sindicato dos pilotos colocou à disposição desta classe profissional da TAP três modalidades distintas. A primeira, designada ‘A10’ dirige-se ao piloto que pretende adquirir ações da TAP e pretende manter a sua propriedade após o referido período de indisponibilidade.