A Agência Espacial Portuguesa, organizadora do EuRoC 2025, que esta quarta-feira, 15, termina em Constância, traça ao Jornal Económico o retrato de um sector em expansão: 145 entidades, entre empresas, públicas e privadas e centros de investigação, 1500 empregos e receitas de 980 milhões de euros nos últimos cinco anos, com uma taxa média anual de crescimento (CAGR) de 11
Os dados para o período entre 2015 e 2019, referem um investimento de 65 milhões de euros em capital de risco nas empresas espaciais portuguesas e incubadas no programa ESA BIC Portugal, número que compara com quatro milhões de euros entre 2014 e 2019.
O investimento direto estrangeiro tem vindo a crescer, registando-se, no período em apreço, o aparecimento de nove novas empresas. Em 2024 regista-se a instalação da Beyond Gravity, que emprega cerca de 150 pessoas em Portugal e a Open Cosmos, que inaugurou salas limpas para integração de satélites em Coimbra com investimento privado e novas empresas em instalação nos Açores com foco em atividades de lançamento e reentrada.
Número referentes ao ano de 2024 mostram um investimento público nacional de 120 milhões de euros, incluindo programas de estímulo à inovação e à qualificação de jovens profissionais, como o EuRoC – European Rocketry Challenge, organizado pela Agência Espacial Portuguesa desde 2020.
Já este ano, o primeiro semestre, de acordo com o balanço de atividades da agência, fica marcado pelo registo e lançamento de dois novos satélites em Portugal, pela criação de novas empresas e pela atribuição do maior volume de contratos de sempre da Agência Espacial Europeia (ESA) a empresas portuguesas para uma única missão, a missão LISA. No primeiro trimestre foram assumidos compromissos financeiros no valor de 11 milhões de euros, dos quais 8,7 milhões dizem respeito a missões da ESA.
EuRoC 2025 arrancou na passada sexta-feira e encerra esta quarta-feira, 15 de outubro. É a maior iniciativa europeia de lançamento de foguetões universitários, contribuindo para o desenvolvimento de competências em engenharia aeroespacial e para a criação de oportunidades de emprego altamente qualificado no país.
A iniciativa conta com o apoio do Exército Português e da Câmara Municipal de Constância, tendo como patrocinadores a ESA (sigla em inglês para Agência Espacial Europeia), Cambridge Aerospace, Tekever, Omnidea, Atlantic Spaceport Consortium, Meteomatics, Sumol+Compal e Delta. A edição deste ano do EuRoc juntou em Constança e Santa Margarida 28 equipas universitárias de 16 países com competências avançadas em engenharia com projetos de lançamento de foguetes, contando com a maior participação nacional de sempre, com quatro equipas portuguesas finalistas: Fénix Rocket Team, North Space, Porto Space Team e Rocketry Experiment Division.