Apesar da descida da inflação, os portugueses continuam a ter de fazer escolhas sensíveis quando se deslocam ao supermercado. Enquanto uns olham atentamente para os preços, há quem faça uma pesquisa ainda mais detalhada em casa.
Ora, esta última logística está prestes a mudar. A Deco Proteste lançou um comparador de preços de supermercados online gratuito, o Saber Poupar, que se junta a um conjunto de simuladores de telecomunicações, energia, banca, habitação, seguros mobilidade e energia.
Como é que a Deco Proteste faz a análise?
A empresa tem em conta os índices de preços de um cabaz com mais de duas centenas de produtos, sendo que a informação sobre o top dos supermercados mais baratos é atualizado a cada quatro meses. Já a informação sobre o preço dos produtos é analisado diariamente e atualizada uma vez por dia.
Na aplicação Preço Fresco, apoiada pela Deco Proteste e diferenciada do comparador agora lançado, o consumidor pode selecionar os produtos de supermercado de pretende adquirir e ainda saber quais os espaços que oferecem o preço mais competitivo.
O que compõe o cabaz?
O cabaz analisado pela Deco Proteste combina marcas de fabricante, bens vendidos sob marca própria ou exclusiva, de gama média, e ainda produtos vendidos a granel.
Este cabaz inclui os produtos mais vendidos entre produtos de mercearia, fruta e legumes, carne, peixe, laticínios, congelados, bebidas, higiene pessoal, limpeza da casa e produtos para animais.
Por exemplo, na mercearia (arroz, massas, farinhas, cereais, conservas, azeite e óleo, açúcar, bolachas, chocolates, chá e café, molhos, temperos e especiarias), produtos de higiene pessoal (para o cabelo, corpo e rosto, produtos de higiene oral e de higiene íntima, produtos para a barba, fraldas e toalhitas, lenços de papel e papel higiénico), limpeza da casa (para limpeza e tratamento da roupa, limpeza da cozinha, WC e móveis, limpeza geral, ambientadores, inseticidas, sacos do lixo, guardanapos e rolos de cozinha).
Como são determinados os índices e o que significam?
Primeiramente, a análise não considera descontos em cartão ou em talão, nem promoções condicionadas à compra de outros produtos.
O supermercado mais barato tem o índice 100. As restantes vão registando índices superiores e cada ponto acima de 100 significa que o mesmo cabaz fica 1% mais caro. "Por exemplo, num supermercado online com índice 105, o mesmo cabaz de produtos custa mais 5% do que no supermercado mais barato. Para comparar dois índices, por exemplo, 105 e 120, calcule a diferença entre os dois (120-105=15), divida pelo menor (15÷105=0,14) e multiplique o resultado por 100 (0,14 x 100 = 14%). Entre os dois, há uma diferença real de 14%", indica a Deco Proteste.
No entanto, a análise não contempla programas de fidelização e despesas adicionais como a entrega das compras em casa.
Quais os supermercados considerados na análise?
A Deco recolhe a informação de dez supermercados online no site Saber Poupar: 360hyper, Apolónia, Auchan, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e Spar.
Na aplicação Preço Fresco, a análise por produtos apenas mostra três supermercados: Pingo Doce, Auchan e Continente.