Skip to main content

Reforço do abono de família irá abranger mais de 400 mil crianças

O Governo aprovou o reforço do abono de família, de modo a garantir que todas as crianças e jovens do 1.º e 2.º escalões de rendimento recebem, pelo menos, 600 euros por ano.

 A medida, que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2022, será implementada de forma faseada e irá abranger 400 mil beneficiários, avançou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

“No programa do Governo, [garantimos] que todas as famílias com crianças teriam por ano, pelo menos, 600 euros de apoio do Estado, seja através do abono de família, seja através do IRS. Concretizamos [esta quinta-feira] a dimensão da medida em relação ao abono de família”, anunciou a governante.

Além disso, o diploma que recebeu “luz verde” em Conselho de Ministros prevê um ajustamento dos escalões de acesso ao abono de família em linha com o salário mínimo nacional, medida que deverá abranger 80 mil crianças. Foi ainda aprovada a regulamentação da Garantia para a Infância, prestação pecuniária complementar ao abono de família, que em 2022 dará, na globalidade, 840 euros anuais às famílias em pobreza extrema.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico