Maria do Carmo Neves é uma das cinco mulheres que se destacaram, para a “Forbes Portugal“, na categoria de saúde em Portugal. Por isso mesmo, a revista portuguesa colocou a empresária na segunda posição das mais poderosas nos negócios no ramo da saúde.
A empresária é cofundadora e atual presidente do conselho de administração do Tecnimede, um grupo português de empresas que atuam na área farmacêutica.
Maria do Carmo Neves é licenciada em medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo especialista na área de pneumologia desde 1986. Em conjunto com o marido, Jorge Ruas da Silva, que também era médico e veio a falecer em 2022, a empresária criou a Tecnimede em 1976, sediada no concelho de Sintra.
O grupo exporta atualmente mais de 50% da sua produção para perto de 100 mercados internacionais, somando duas unidades fabris em Sintra e Marrocos. Conta com presença direta em Espanha, Itália, Brasil, Marrocos e Colômbia.
Sob o seu cunho, e também da equipa mais próxima, o grupo possui áreas de desenvolvimento, produção e comercialização e investe cerca de 15% da sua faturação em Investigação & Desenvolvimento (I&D). Em 2023, segundo dados recolhidos pela Forbes, empregava cerca de 750 pessoas e tinha mais de 130 produtos desenvolvidos internamente.
Na Tecnimede, a empresária gere mais de 4.300 Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) a nível mundial e o grupo tem mais de 440 patentes registadas.
A CEO soma 59 pontos no ranking da “Forbes Portugal”, destacando-se então como uma das mulheres mais poderosas e influentes nos negócios em terras lusas.
É atualmente presidente da Associação Portuguesa de Produtos Genéricos e Biossimilares (APOGEN), cargo que ocupa desde fevereiro de 2021, depois de ter integrado a direção da mesma entidade por mais de uma década em representação da Farmoz. Nos seis anos anteriores à sua eleição para a presidência, tinha ocupado a posição de vice-presidente da APOGEN.
Em 1998 viu ser-lhe atribuído o título de Competência em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos.
Nos seus mais de 30 anos de profissão na área farmacêutica, conseguiu ainda outros títulos: desde 2018 que é membro do Board of Directors e do Business Advisory Board Food & Health do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e foi eleita membro do conselho geral da CIP para o mandato 2023/2027.