O sector energético, assim como o sector automóvel, cresceram em bolsa na sessão desta segunda-feira e impulsionaram os mercados nacionais e europeus.
Entre os maiores ganhos, a Jerónimo Martins deu um salto de 1,46%, para 23,70 euros por título. Seguem-se a Galp, que progrediu 1,18%, até aos 12,46 euros, ao passo que a EDP Renováveis encaixou 1,03%, agora nos 16,67 euros. As duas energéticas seguem o sentimento geral europeu, com crescimentos acentuados no sector.
A contrastar com o sentimento geral, a maior queda foi a dos CTT, na ordem de 1,93%, até aos 3,30 euros.
Lá fora, Itália avançou 0,81%, França ganhou 0,47%, o índice agregado Euro Stoxx 50 adiantou-se 0,29% e a Alemanha valorizou 0,19%. Em terreno negativo ficaram o Reino Unido e Espanha, com perdas ligeiras, na ordem de 0,04% e 0,05%, respetivamente.
Na Alemanha, os preços no produtor caíram 6% em julho, superando as expetativas dos mercados (est. -5,1%) o que resultou em ganhos de confiança dos investidores. A somar ao sentimento positivo, a subida nos preços do petróleo e o disparo nos preços do gás natural colocou o sector energético em crescimento. No mesmo sentido, o sector automóvel também deu um salto, na sequência de a S&P Global ter atribuído nota positiva ao sector na Alemanha.
O sector imobiliário é o único em trajetória descendente, em reflexo de as yields continuarem em subida.