Skip to main content

Praças desanimadas no arranque da semana. PSI registou ganhos

O dia de hoje vai ficar marcado pela divulgação do Banco de Portugal sobre o investimento direto, e pela divulgação do PIB da Alemanha no segundo trimestre.

A semana começou mista para os principais mercados, depois da anterior ter terminado em alta com as declarações do presidente da Fed, Jerome Powell, a confirmar uma possível descida dos juros em setembro.

Apesar de ser uma decisão que o mercado já esperava, o presidente afirma que a decisão continua a depender dos dados que vão ser conhecidos até à reunião de setembro.

As bolsas europeias terminaram o dia em terreno misto, com o IBEX35 a recuar 0,07% para 11.270,60 pontos. Já o CAC40 aumentou 0,18% para 7.590,37 pontos e o PSI ganhou 0,26% para 6.715,81 pontos.

A impulsionar a sessão portuguesa ficou a família EDP, com a EDP Renováveis a subir 1,36% para 14,17 euros e a EDP a aumentar 1,12% para 3,799 euros.

Em terreno nacional, o dia foi marcado pela divulgação da avaliação bancária na habitação em julho, que aumentou 7,4% em termos homólogos.

Já na Europa, os investidores receberam os dados sobre o índice Ifo de clima e expectativa de negócios, que revelou uma melhoria das expectativas dos profissionais de mercado para os próximos meses.

Do outro lado do Atlântico, a primeira sessão da semana começou com sentimentos contraditórios, visto que os dados de encomendas de bens duradouros mostrararam um impacto do pico de encomendas de aviões, mas, em simultâneo, revelarem uma contração inesperada nos embarques.

O dia de hoje vai ficar marcado pela divulgação do Banco de Portugal sobre o investimento direto e pela divulgação do PIB da Alemanha no segundo trimestre.