O The Lisbon MBA Católica|Nova consolida-se como o 24.º melhor Master of Business Administration da Europa no Financial Times Global MBA Ranking 2026, divulgado ao primeiro minuto desta segunda-feira, 16.
O International MBA do consórcio entre as escolas de negócios Católica Lisbon School of Business & Economics e Nova School of Business and Economics tem lugar cativo neste ranking desde 2015, onde sempre correu a solo. Este ano, porém, recebe a companhia de outro português: o International MBA da Porto Business School faz a sua estreia mundial nos MBA full time, entrando diretamente para 96.º no mundo.
Estes resultados são particularmente relevantes para Portugal na medida em que mais de um terço das escolas participantes são dos Estados Unidos, país que criou o MBA.
“A entrada do International MBA no Global MBA Ranking do Financial Times confirma os padrões internacionais de excelência do programa e o contributo de um conhecimento assente numa visão global", afirma José Esteves, dean da Porto Business School, em comunicado enviado à nossa redação.
Mais do que um reconhecimento, para o responsável da Escola de negócios da Universidade do Porto, esta estreia reforça a "responsabilidade de continuar a preparar líderes para um contexto cada vez mais internacional, numa AI-first School, onde a inteligência artificial está integrada no centro da aprendizagem, da tomada de decisão e do desenvolvimento da liderança”.
O International MBA da PBS pontua particularmente bem no critério Value for Money - 12.º no mundo, o que traduz um desempenho sólido na progressão de carreira e um retorno do investimento competitivo à escala internacional. Os alumni reportam um aumento salarial médio de 90%. Além disso, o programa regista empregabilidade total até três meses após a sua conclusão.
A diversidade de género do corpo docente é outro dos pontos fortes do programa, com um rácio de 50/50 entre mulheres e homens. "Este compromisso com a diversidade é acompanhado por um elevado nível de rigor académico, com 99% do corpo docente detentor de grau de doutor, colocando a escola entre as instituições com maior qualificação académica representadas no ranking", destaca a Porto Business School.
O programa destaca-se também na sustentabilidade, ocupando o 14.º lugar do mundo em ESG and Net Zero Teaching.
The Lisbon MBA Católica|Nova, joint-venture entre duas das principais escolas de negócios portuguesas – Nova SBE e Católica-Lisbon - consolida o 24.º lugar de melhor programa da Europa. O programa destaca-se pela forte dimensão internacional, alcançando o 4.º lugar a nível mundial no critério International Course Experience. Este desempenho reflete a experiência académica global proporcionada aos alunos, sustentada pela colaboração estratégica de longa data do consórcio com o MIT Sloan School of Management.
Além da vivência no campus de MIT Sloan durante um mês, os participantes têm acesso a docentes de primeiríssima linha mundial em áreas como empreendedorismo, inovação tecnológica, inteligência artificial, data analytics e sustentabilidade, o que reflete a permanente atualização do currículo face às grandes transformações económicas e tecnológicas. A orientação internacional do programa é reforçada pelas parcerias com outros MBAs de topo que permitem alargar a experiência académica internacional nos cinco continentes.
No critério de Career Progress Rank, que avalia a evolução profissional dos graduados, o The Lisbon MBA Católica|Nova posiciona-se em 34.º lugar a nível mundial, e em 12.º lugar na Europa, registando a maior subida face ao ano anterior, com um ganho de 38 posições. Este desempenho traduz-se num impacto significativo na progressão de carreira, refletindo-se num salário médio anual bruto de 138.232 dólares e num aumento salarial médio de 77% três anos após a conclusão do MBA.
Outro dos destaques vai para a diversidade, que continua a afirmar-se como um dos pilares estruturantes e fundamentais do The Lisbon MBA. No critério Sector Diversity Rank, que avalia a diversidade de backgrounds profissionais, o programa ocupa a 22.ª posição no mundo e a 11.ª posição na Europa, registando uma subida de 21 posições face ao ano anterior.
O The Lisbon MBA Católica|Nova também reforça o seu posicionamento na sustentabilidade, alcançando a 17.ª posição no mundo e a 8.ª na Europa no critério Carbon Footprint Rank, que avalia o impacto ambiental associado aos programas de MBA.
Segundo Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, atualmente 80% dos alunos do International full-time MBA são internacionais, representando 18 nacionalidades, e 53% são mulheres, refletindo a diversidade de percursos académicos e profissionais que caracteriza o programa.
Numa declaração conjunta, Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, e Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, destacam a forte vocação internacional do programa e o sucesso de uma parceria estratégica sólida entre as duas instituições e o norte-americano MIT Sloan. "Esta colaboração, em vigor há mais de 15 anos, tem sido determinante para atrair talento global para Lisboa e oferecer aos alunos uma experiência de imersão académica diferenciadora, com impacto real na progressão de carreira e na preparação de líderes com visão global, espírito empreendedor e sentido de propósito, capazes de responder aos desafios económicos, sociais e tecnológicos do futuro”, afirmam.