Skip to main content

"Portugal tem de desenvolver uma estratégia de investimento na sua defesa nacional", diz presidente da AED Cluster

José Neves defende que o país tem de pensar no desenvolvimento da sua defesa nacional para os próximos 10 anos.

Portugal tem uma oportunidade de ser um dos principais clusters do setor espacial, ao mesmo tempo que tem de investir na sua defesa. A mensagem foi transmitida por José Neves, presidente da AED Cluster Portugal na 12.ª edição do AED Days decorre sob o tema “The Aeronautics, Space and Defence Industries in the New Global Geopolitics” e reúne o ecossistema português dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa, juntamente com os principais atores internacionais destas indústrias.

O evento realiza-se entre os dias 3 e 5 de junho, em Oeiras e constitui uma plataforma para debater os desafios atuais e futuros destes setores e fomentar novas oportunidades de colaboração.

"Portugal tem de desenvolver uma estratégia de investimento na sua defesa nacional", afirmou José Neves, salientando que o país tem de pensar nesse desenvolvimento para os próximos 10 anos.

Como tal, o presidente considera que entre as oportunidades de melhoria que vão impulsionar o crescimento desta indústria portuguesa estão a integração em cadeias de abastecimento internacionais, uma maior capacidade de produção e agregar a capacidade instalada.

"É necessário adaptar os produtos já desenvolvidos e integrar as cadeias de abastecimento internacionais com processos de aquisição simplificados e mais rápidos", afirmou.