A plataforma virtual Founderz entra em Portugal com um programa de formação em Inteligência Artificial que tem como objetivo dar resposta ao rápido crescimento da procura de conhecimentos técnicos em IA. O programa proporciona as bases fundamentais e os modelos de utilização da IA, machine learning e prompt engineering e arranca em outubro.
A formação em IA é lançada em parceria com a Microsoft Portugal, onde esta terça-feira, 19 de setembro, foi apresentada o projeto.
“Aquilo que identificámos é que as empresas portuguesas estão a começar a implementar as últimas ferramentas de IA nos seus processos, pelo que acreditamos que a nossa formação pode ser muito interessante neste contexto. Especialmente, sabendo que os nossos alunos recebem uma certificação da Microsoft ao concluir o programa”, explica Pau Garcia-Milà, CEO e co-fundador da Founderz, ao Jornal Económico.
A formação é num formato 100% online através de uma metodologia de microaprendizagem. A partir do momento em que se inscrevem, os alunos têm acesso ilimitado aos conteúdos que são constantemente atualizados para os manter a par dos últimos desenvolvimentos e tendências do sector.
O programa tem a duração de três meses, aprofunda os conceitos low-code/no-code de forma a proporcionar “uma formação completa” que permita aos alunos adquirir competências práticas para aplicar modelos de IA no mundo empresarial. Além de uma certificação da Founderz, os alunos serão elegíveis para a certificação Microsoft PL-900 através de um exame final.
A Founderz conta com uma comunidade internacional de cerca de 7.000 alunos em 20 países e cerca de 200 empresas que recorreram aos seus programas de formação.
4 perguntas a Pau Garcia-Milà, CEO e co-fundador Founderz
Quanto custa fazer o programa?
O preço do programa é de 750€ e inclui a dupla certificação (Negócios + Tecnológica oficial). Adicionalmente, durante o lançamento, os alunos poderão inscrever-se com um desconto de 25% (até 30 de setembro). Em relação à duração, o programa foi concebido para ser completado em 3 meses. No entanto, oferecemos sempre 18 meses de acesso ilimitado a todo o conteúdo, para que os alunos possam avançar ao seu ritmo e sem pressas.
Quais são as vossas expectativas em termos de procura?
A verdade é que é a primeira vez que apresentamos um programa em Portugal, por isso não temos expectativas concretas. Aquilo que identificámos é que as empresas portuguesas estão a começar a implementar as últimas ferramentas de IA nos seus processos, pelo que acreditamos que a nossa formação pode ser muito interessante neste contexto. Especialmente, sabendo que os nossos alunos recebem uma certificação da Microsoft ao concluir o programa. Em Espanha, por exemplo, em apenas seis meses após o lançamento já temos mais de 5.000 profissionais a formar-se em IA connosco, o que faz deste programa online o maior a decorrer na Europa.
A Founderz vai ter espaço físico em Portugal?
É algo que estamos a analisar com atenção para 2024. Apesar de o nosso campus ser virtual e os alunos interagirem com outros alunos de todo o mundo, estamos interessados em ter pontos de encontro onde há uma concentração de alunos. Dada a forte aposta da Microsoft no mercado português, é algo que nos interessa explorar, pois poderíamos pensar em abrir um campus nos próximos meses.
Que outras formações oferece a Founderz? É intenção disponibilizá-las numa segunda fase em Portugal?
O que todos os nossos programas têm em comum é que visam formar os alunos em competências que serão mais procuradas nos próximos anos (ou que já começam a ser requisitadas pelas empresas). Falamos, por exemplo, de IA e Inovação; Cibersegurança e Prevenção Digital; Web3; e Empreendedorismo.
Nos próximos meses, o nosso objetivo é que todos os nossos programas tenham a sua versão internacional e também estejam disponíveis em Portugal.