Skip to main content

Piaget polo date: O lado solar da vida

Há quem defenda que os relógios de tamanho mais reduzido são mais belos e elegantes.

Há quem defenda que os relógios de tamanho mais reduzido são mais belos e elegantes. Nem sempre é essa a ideia da indústria suíça que, ao longo dos anos, tem apostado em formatos de maior diâmetro, mesmo para as consumidoras. A linha Piaget Polo, de características bastante desportivas que se tornou um símbolo da marca (com formatos mais robustos para um público masculino), nasceu de uma ideia desenvolvida em 1979 por Yves G. Piaget. Agora regressa num interessante formato de 36mm. Yves, um apaixonado pela arte equestre e pelos cavalos, o que o levou a patrocinar o mais importante campeonato de polo do planeta, queria transformar essa paixão numa verdadeira irmandade entre esse desporto e o mundo da relojoaria. Foi o que fez e Ursula Andress, uma actriz suíça que se tornou famosa por ter participado num dos filmes da saga 007, surgiu a utilizar um Piaget Polo no Campeonato do Mundo de Polo de 1980 em Palm Seashore, mostrando que aquele relógio era para todos os apaixonados.
O relógio simboliza a filosofia da marca, onde o fundamental é “viver o lado radioso da vida”. Tal como o Piaget Society, o Polo apela à vida intensa e repleta de cores, em contraposição aos dias mais sombrios dos últimos tempos. Recorde-se que ele surgiu na década de 70 do século passado, onde era visível um clima social que levava as pessoas a libertaram-se das restrições obsoletas dos códigos de “design” e a optaram por uma nova forma de elegância, mais desportiva e mais relaxada. Foi também usado por Andy Warhol, durante as noites empolgantes do Studio 54 ou pelo casal Bjorn Borg e Mariana, a sua mulher.
O “design” do Piaget Polo integrou ao longo do tempo o carácter do momento, o que lhe conferiu o seu estatuto de ícone. Acompanhando a evolução das épocas, a estética do Piaget Polo Date, em 36 mm, continua o espírito da sua coleção histórica e a reinterpretação de uma nova maneira, mas mantendo a lógica de relógio sofisticado para uso quotidiano. Foi assim ajustado para a época atual. O Piaget Polo é sobretudo famoso pelo seu “design” de forma enformada com um aro redondo e um mostrador em forma de almofada, o qual foi conservado no âmago deste novo modelo. Graças ao Calibre 500P1 da marca, fino e de corda automática, o Piaget Polo Date de 36 mm ostenta um perfil refinado e elegante, perfeito para este modelo de pequeno formato. O movimento tem um peso oscilante de cor cinzento ardósia que pode ser admirado através do fundo da caixa em vidro safira. O mostrador está ornamentado com um motivo guilhoché horizontal, ponteiros esqueléticos Dauphine, um mostrador da data nas seis horas e índices engastados de diamantes. A maioria dos modelos está equipado com o sistema de correia permutável da Piaget e também estão disponíveis modelos com um bracelete de aço ou de ouro cujos elos em forma de H apresentam, alternadamente, acabamento polido e acetinado e estão perfeitamente integrados na caixa.
Os modelos agora revelados pela Piaget têm a elegância típica de 36 mm em aço inoxidável com braceletes do mesmo aço e uma combinação de detalhes em acabamento polido e acetinado. Um dos modelos ostenta um mostrador encantador azul escuro e índices dourados engastados de diamantes, e o outro modelo apresenta um mostrador branco puro cujo aro reluzente está engastado de diamantes, harmonizando-se com ponteiros em ouro rosa e índices engastados de diamantes. São modelos requintados e cintilantes em ouro rosa com diamantes e mostrador branco neve com uma pulseira em crocodilo cor de ardósia ou um bracelete em ouro rosa. Para os apaixonados de pedras, a Piaget apresenta dois modelos integralmente engastados, um dos quais com pulseira de crocodilo azul escuro e o outro com um bracelete integralmente engastado de diamantes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico