A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje que a tentativa de Donald Trump de controlar o banco central do país é um "perigo muito sério para a economia dos EUA e mundial."
"Se a política monetária dos EUA não for independente ou ficar dependente do que uma pessoa ditar, então acredito que o efeito para o equilíbrio da economia americana pode, como resultado dos efeitos que isto teria à volta do mundo, ser muito preocupante, porque é a maior economia mundial", afirmou em declarações a uma rádio francesa citada pela "Reuters".
Trump tem criticado repetidamente Jerome Powell por não cortar as taxas de juro e tem ameaçado despedi-lo. Como não conseguiu, agora centra os seus esforços em Lisa Cook, a governadora da Fed, a quem acusa de ter cometido fraude para obter um crédito à habitação, algo que a própria rejeitou, estando a contestar o despedimento em tribunal.
"Seria muito difícil" para Trump tomar conta da Fed, considera Lagarde. "O Supremo Tribunal dos EUA, que é muito respeitado no país, espero que seja respeitado por Trump também, já indicou claramente que um governador da Fed só pode ser despedido em caso de cometer uma infração grave. E seria preciso cometer algo muito grave."