Skip to main content

“Património Vivo” é o mote da edição deste ano das Jornadas Europeias do Património

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, em todo o país, haverá centenas de iniciativas, muitas delas gratuitas, para revelar o Património Vivo, os lugares, as práticas e os objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural.

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro decorrem as Jornadas Europeias do Património 2023, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, que este ano se realiza sob o signo do “Património Vivo”.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e constituem o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, afirmando-se como um momento de celebração do diverso património cultural das cidades, regiões e cidadãos na Europa.

Os equipamentos culturais que participam nas JEP abrem-se ao público nestes três dias, oferecendo atividades muito diversas nos diferentes municípios do país, sendo que se realizam nas mesmas datas nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia. Em cada país, uma rede de autoridades regionais e locais, associações cívicas e privadas e milhares de voluntários são responsáveis pela organização dos eventos, aos quias têm afluído, anualmente e no global europeu, mais de 20 milhões de pessoas.

As Jornadas Europeias do Património surgiram em 1985, com vários objetivos a cumprir, nomeadamente “chamar a atenção para a riqueza e a diversidade culturais da Europa; suscitar o interesse pelo património cultural europeu; combater o racismo e a xenofobia e promover uma maior tolerância para com outras culturas em toda a Europa; informar o público e os poderes públicos (ou responsáveis políticos) sobre a necessidade de proteger o património cultural; e convidar a Europa a responder aos desafios sociais, políticos e económicos com que o setor cultural se depara”, como se pode ler no site da Comissão Europeia.

Deixamos duas sugestões entre as centenas de iniciativas que terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Caso do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, que terá entrada gratuita de 22 a 24 de setembro (de sexta-feira a domingo), para a exposição de longa duração, a temporária Portreto de la Animo Art Brut Etc. e jardins do Museu. No âmbito das Jornadas, o Museu alarga a sua oferta propondo uma visita na sexta-feira a estátuas e outras representações que pertenceram a fontes desparecidas da cidade do Porto. A visita é gratuita e tem inscrição online.

No sábado, poderá fazer uma oficina de escrita a partir de uma visita à exposição temporária Portreto de la Animo Art Brut Etc. A atividade, que celebra a escrita como forma de arte, dirige-se a maiores de 16 anos. A inscrição decorre online e tem um custo de 20 Euros. No domingo, a ideia é juntar famílias com crianças entre os 6 e 16 anos na oficina Uma mão cheia de objetos, para criarem o seu próprio objeto após uma visita à exposição de longa duração. A oficina é gratuita e requer inscrição online.

Em Lisboa, no Museu do Tesouro Real, na tarde de sábado, 23 de setembro, pelas 15h00, terá lugar uma viagem no tempo com uma história contada pela voz do ourives do Rei, numa visita encenada.

“Eu, Luis Fernando sou o Ourives do Rei.

Aos 11 anos, a minha vida mudou. (…)

Nós, os ourives somos os escultores do ouro, fazemos nascer a obra escondida dentro do ouro e a fundição, laminação, martelagem, modelagem, soldagem e finalmente o acabamento extraem a alma da joia.”

E mais não dizemos para não ser spoilers. A iniciativa dirige-se ao público em geral, sendo necessária a inscrição prévia pelo endereço servicoeducativo@tesouroreal.com e compra de bilhete (€12, inclui entrada no museu).