Skip to main content

"O programa económico do PS é confuso, parece um albergue espanhol"

O co-autor do programa económico do PSD diz que o foco no corte da despesa corrente primária visa dar margem de manobra. Acusa o PS de ter um plano vago, confuso e exposto a choques externos.

Vai intervir hoje na apresentação do programa do PSD. Como co-autor do quadro macro-económico, pode explicar as grandes linhas estratégicas para a economia?
O PSD entende que Portugal, sendo uma pequena economia aberta e integrada no espaço europeu, tem de crescer via exportações e investimento, sobretudo do investimento privado. Dentro do investimento privado, dada a alavancagem das empresas, atraindo investimento direto estrangeiro. A política económica do PSD foi moldada para aumentar a competitividade, atrair investimento e proporcionar às empresas condições para exportarem mais. Nesse sentido, temos medidas de redução da carga fiscal e simplificação do sistema fiscal para as empresas, e medidas do lado não-fiscal, de redução de custos de contexto, melhoria da formação profissional, do sistema de justiça, entre outras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico