Skip to main content

O mundo num buraco

Este ano o Simpósio de Jackson Hole (quinta e sexta-feira) não será tão importante como no ano passado. Poucos acreditam que a economia americana entrará em hard landing: o crescimento no terceiro trimestre estará nos 5,8% em termos anuais, estimado pelo modelo GDPNow da Reserva Federal de Atlanta; o desemprego permanece a mínimos de décadas; e se a inflação continua alta, está em 3,18%, abaixo da média histórica de 3,28%.


Jerome Powell pode respirar, pois o foco de preocupações passará a ser se os EUA vão sofrer com o clima económico noutros países e, claro, as eleições presidenciais, sobretudo as peripécias de Trump para sabotar a oposição à sua candidatura nas primárias dos republicanos – como não participar no debate desta quarta-feira e gravar uma entrevista com Tucker Carlson para ser difundida à mesma hora.
Com efeito, a zona euro está a crescer menos e com inflação mais alta que os EUA: 0,3% no segundo trimestre, contra 0,6% nos EUA; 5,3% de inflação contra 3% nos EUA). No Reino Unido, o crescimento foi 0,2%, para uma inflação de 7,3%.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico