Como pode a atual hegemonia no futebol português funcionar a favor das ‘águias’ ao nível da angariação de patrocínios? Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, aponta que “todos os estudos ligados ao patrocínio defendem que os resultados são mais positivos se a relação contratual tiver uma longa duração, em contraponto com patrocínios ocasionais ou de curta duração”. E o que tem a ganhar uma marca que se associe agora ou que já esteja associada ao tetra-campeão? “Tendo em consideração este aspeto quando uma marca se associa a um clube com hegemonia desportiva melhor ainda será esse retorno. O sucesso desportivo traz ao patrocinador mais visibilidade – veja-se a quantidade de horas de rádio e televisão e o espaço e tempo de antena nos jornais, rádios e meios digitais que o Benfica teve nas últimas semanas”, esclarece o responsável máximo do IPAM. Como aponta Daniel Sá, os patrocinadores do Sport Lisboa e Benfica “beneficiaram, e muito, com este acréscimo de visibilidade para as suas marcas. Por outro lado, para além da visibilidade aumentada os patrocinadores beneficiam ainda de uma associação das suas marcas a um clube vencedor, aspeto que acaba por transferir para o patrocinador uma imagem de sucesso”.