A Liberty Media Corporation, grupo que detém a Fórmula 1, comprou 86% da Dorna Sports, empresa que organiza a competição de MotoGP, por um total de 4,2 mil milhões de euros, que em termos patrimoniais representa um valor de 3,5 mil milhões de euros para o grupo espanhol. A informação foi oficializada na segunda-feira pela Liberty Media.
Em declarações ao Jornal Económico, (JE), o presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Jorge Viegas, sublinha que por um lado “o produto MotoGP é muito mais atrativo que a Fórmula 1 em termos desportivos”, sendo que por outro, o produto Fórmula 1 no seu todo “é mais atrativo que o MotoGP devido à embalagem desde que fizeram a série na Netflix”.
No entanto, o presidente da FIM sublinha que o MotoGP sabe “fazer corridas mais interessantes de seguir” do que a Fórmula 1 e como tal, talvez ambas as competições beneficiem deste negócio, que no entender de Jorge Viegas não irá ter qualquer impacto para o evento de MotoGP que passa também pelo Autódromo Internacional do Algarve. “Acho que a experiência de alargar o âmbito deste desporto a partes da sociedade que não são propriamente fãs pode trazer uma mais-valia muito importante para o MotoGP”, refere.
A Dorna, grupo que já possui os direitos dos campeonatos de Moto2, Moto3, MotoE e Superbike, vai continua a atuar de forma independente e a manter a sua sede em Madrid, estando também Carmelo Ezpeleta assegurado no cargo de CEO da Dorna Sports. O acordo deverá ser finalizado até ao final deste ano, uma vez que está sujeito à aprovação da autoridade da concorrência. Só quando a concorrência der luz verde é que o MotoGP passa a pertencer, oficialmente, à dona da Fórmula 1.
Jorge Viegas, relembra que a FIM seguia este negócio há bastante tempo, isto porque a entidade tem de dar o “ok” pelo contrato com a Dorna Sports, dado que o mesmo contempla uma cláusula de change of control que tem de ser autorizada pela FIM. “Havia vários candidatos e a Liberty é aquele que me parece que pode eventualmente trazer algumas sinergias entre a Fórmula 1 e o MotoGP”, realça.
Em comunicado, Greg Maffei, CEO e presidente da Liberty Media, considera que o MotoGP se trata “de um campeonato global, com uma falange de adeptos leal e entusiasta, com lutas fascinantes e uma capacidade de movimento financeiro elevada. Carmelo Ezpeleta e a sua equipa criaram um grande espetáculo desportivo que poderemos expandir para uma audiência global”.
Por sua vez, Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, revela estar “orgulhoso por ver o nosso crescimento global e esta transação é o testemunho do valor que o desporto tem e o seu potencial de crescimento”.