Um estudo divulgado pela agência de viagens online, weloveholidays, revelou as melhores cidades da Europa para os amantes da moda. Para criar uma classificação, a weloveholidays comparou mais de 50 cidades europeias em categorias como o número de lojas de designers de moda, lojas de roupa vintage e de acessórios de moda, bem como o custo médio de artigos de vestuário, como um par de calças de ganga de marca ou um vestido de verão de uma cadeia como a Zara ou a H&M.
Os resultados podem ser surpreendentes. Um dos vetores indica que Madrid é a grande vencedora, com uma grande variedade de lojas de roupa vintage, de marca e de acessórios de moda, além de alguns dos preços mais acessíveis de vestuário em comparação com outras cidades. Por outro lado, Londres e Amesterdão seguem-se em segundo e terceiro lugares. O Porto ocupa o 12º lugar, com um elevado número de lojas de estilistas e acessórios de moda e preços globalmente acessíveis.
A capital espanhola ocupa a primeira posição como a cidade europeia mais elegante. Os compradores podem escolher entre 112 lojas de comércio diferentes que oferecem acessórios de moda, e um novo vestido de verão de uma rede de lojas como Zara ou H&M, onde custa pouco mais de 25 euros em média.
Em segundo lugar, a capital do Reino Unido tem 111 lojas vintage e quase três milhões de pesquisas online por termos relacionados com moda. Uma seleção de 94 lojas de grife significa que há mais opções para encontrar aquele destaque tão importante do seu guarda-roupa.
Amesterdão, Valência e Barcelona seguem em terceiro, quarto e quinto lugares, com pontuações totais superiores a 3,76. Paris, o lar da moda francesa, ocupa o sétimo lugar, com 106 lojas vintage para escolher. Berlim conclui o top 10 das cidades da moda, com 68 lojas de grife e o custo médio de uma calça jeans de 86,73 euros.
A capital italiana, Roma, ocupa o 11º lugar, com um dos preços médios mais caros para um par de calças de ganga, com uns exorbitantes 106 euros. Milão, apesar de sediar uma das semanas de moda mais conhecidas, ocupa a 20ª posição - com pontuação total de 3,2.
Jan Kuklinski, gestor da weloveholidays, comentou, citado em comunicado da responsabilidade da empresa, que “ter algumas das cidades mais elegantes à nossa porta na Europa está a atrair visitantes de todo o mundo. Com tantas cidades para escolher, é importante fazer a escolha que melhor se adapta às suas necessidades, e é aí que entra o nosso índice”.