Skip to main content

Mitch Mcconnell: O homem que vê Trump responsável, mas não culpado, pelo que aconteceu no Capitólio

Líder da agora minoria republicana no Senado conseguiu desagradar a grande parte dos seus eleitores, ser apelidado de “sisudo” pelo ex-presidente e acusado de cobardia pelos democratas. Mas o que realmente lhe interessa é a difícil tarefa de reconciliar um partido muito dividido.

Não há qualquer dúvida que o presidente Trump é o responsável prático e moral por provocar os eventos daquele dia [6 de janeiro]. Nenhuma dúvida. As pessoas que invadiram este edifício fizeram-no acreditando estar a seguir a vontade e as ordens do seu presidente.”
A afirmação é de Mitch McConnell, o líder da agora minoria republicana no Senado, e foi feita no contexto da votação deste órgão acerca da destituição do ex-presidente pelo seu possível envolvimento na incitação da multidão que viria a invadir o Capitólio. Perante tais palavras, fica a ideia de que o senador do Kentucky se juntaria à iniciativa democrata e votaria para remover Trump do cargo, apesar de o seu mandato presidencial ter já terminado. Mas, tal como a vasta maioria dos seus colegas, McConnell votou no sábado passado a favor da absolvição do 45.º presidente.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico