Skip to main content

MENTAL: neste festival o estigma não entra

Ao fim de 24 anos envolvida em projetos empresariais e na área da cultura, Ana Pinto Coelho decidiu que chegara o momento de regressar à universidade e de desbravar a área das dependências químicas e comportamentais. Resultado? Acabou por se formar como conselheira dessa mesma área, na Universidade de Oxford, no Reino Unido. E foi neste mesmo ‘reino’, mais concretamente na Escócia, que conheceu o Scottish Mental Health Arts and Film Festival, em Edimburgo, que a inspirou a criar um evento cujo foco fosse a saúde mental.

E assim foi. O Mental – Festival da Saúde Mental nasceu em 2017 para combater a iliteracia sobre a saúde mental, e permitiu a Ana Pinto Coelho pôr ao serviço desta iniciativa não só a sua experiência profissional, como a imensa vontade de desconstruir estigmas. Sem medo(s).
Chegados a 2024 e à 8ª edição, o Festival MENTAL continua a pôr o dedo nas feridas e a debater curas, caminhos, emoções, dor e luz ao fundo do túnel. Entre 10 e 25 de maio, o Cinema São Jorge e o Lumiar serão palco dos debates, talks e reflexões, desta feita sobre os temas: Dating e Ghosting; Burocracia e saúde mental; Música e saúde mental; ou Comunicação social e saúde mental. É por aqui que começamos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico