Desde 1987 que a lista dos mais ricos do mundo se tem alargado, tendo este ano atingindo um novo recorde com 3,028 empresários, o que representa um aumento de 247 face ao ano passado, segundo o ranking da Forbes internacional.
No total, os 3,028 empresários têm uma fortuna de 16,1 biliões de dólares.
Os Estados Unidos dominam a lista, com 902 multimilionários, seguido pela China, com 516, e pela Índia, com 205.
Entre os multimilionários surge uma portuguesa, que é Maria Fernanda Amorim, herdeira do empresário Américo Amorim, com um património avaliado em 5,4 mil milhões de euros, ocupando o 597.º lugar.
Do seu portefólio de investimentos faz parte o grupo Galp, a Corticeira Amorim, a Amorim Luxury, Banco Luso-Brasileiro, herdades e imobiliário.
Já no primeiro lugar está o empresário Elon Musk, com uma fortuna avaliada em mais de 316 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 75% face a 2024. O dono da Meta ocupa o segundo lugar, com uma fortuna de 200 mil milhões de euros, e a fechar o pódio ficou Jeff Bezos, dono da Amazon, com uma fortuna de 199 mil milhões de euros.
É no quinto lugar que aparece o primeiro europeu, de seu nome Bernard Arnault, dono do grupo LVMH, que conta com um património de 165 mil milhões de euros.
Para encontrar o segundo europeu mais rico do mundo temos que descer na tabela até ao 19º. posto. É aí que nos deparamos com Amancio Ortega, cofundador da Inditex, com um património avaliado de 114 mil milhões de euros. De salientar que a fechar o top10 ficou o norte-americano Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, com mais de 110 mil milhões de euros.