O Jornal Económico vai comemorar o seu sétimo aniversário com uma grande conferência na Nova SBE, no próximo dia 4 de outubro, onde serão debatidos os grandes temas que deverão marcar o próximo ano, desde a situação geopolítica às perspetivas para a economia portuguesa, sem esquecer aspetos como a política monetária, a crise demográfica, o papel do sector financeiro e o potencial da lusofonia. Álvaro Santos Pereira, Ana Figueiredo, Nuno Amado, António Nogueira Leite, Eduardo Catroga, Jaime Nogueira Pinto, Carlos Feijó, Maria Celeste Hagatong e Gonçalo Saraiva Matias serão alguns dos oradores presentes neste encontro que terá lugar no auditório daquela universidade, em Carcavelos.
Para assistir ao vivo a esta grande conferência, inscreva-se aqui.
A receção e a acreditação dos participantes terá início a partir das 09h00, com a abertura da sessão prevista para as 09h30, com uma intervenção de N'gunu Tiny, fundador do grupo Media9. Segue-se a intervenção, como keynote speaker, de Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da Economia e atual diretor no departamento de Economia da OCDE, que fará uma intervenção sobre o mundo em 2024.
Álvaro Santos Pereira será também um dos elementos do painel que terá início às 10h00 e que vai debater as grandes tendências mundiais no próximo ano, juntamente com a CEO da Altice, Ana Figueiredo, o managing partner da PLMJ, Bruno Ferreira e o partner da EY Miguel Farinha.
Após o coffee break, às 11h30, terá lugar um painel sobre como a tecnologia está a mudar a forma como vivemos, onde serão debatidos temas como as oportunidades e desafios da digitalização, o potencial da Inteligência Artificial e o impacto destas mudanças na vida das pessoas e no conjunto da economia.
Após o almoço, às 14h30, terá início um painel sobre os caminhos da Lusofonia, com as participações de Carlos Feijó (ex-ministro de Estado de Angola), Jaime Nogueira Pinto (politólogo), Catarina Castro (presidente da SEDES Madeira) e Zacarias da Costa, secretário executivo da CPLP (este último ainda por confirmar).
As perspetivas para o imobiliário em 2024 estarão em foco numa conversa em palco com Nuno Durão, senior managing partner da Fine & Country Portugal, prevista para as 15h30. E meia hora depois, às 16h00, terá início o painel sobre o futuro do sector financeiro, com as participações de Nuno Amado (chairman do Millennium bcp) e António Nogueira Leite (economista e chairman da Hipoges).
Após um coffee break, às 17h15 terá lugar o último painel da conferência, com Ana Balcão Reis (professora da Nova SBE), Maria Celeste Hagatong (presidente do Banco Português do Fomento), Eduardo Catroga (economista e ex-ministro) e Gonçalo Saraiva Martins (presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos). Neste painel vamos debater "Portugal em 2024".
O encerramento do evento está previsto para as 18h15, seguindo-se um cocktail.